Casos de feminicídio sobem 73% nos primeiros três meses de 2020 em relação ao ano anterior no RS

O número de feminicídios aumentou 73,3% no primeiro trimestre deste ano no Rio Grande do Sul. Segundos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), nesta quarta-feira (8), o estado registrou 26 casos de morte motivadas por gênero de janeiro a março deste ano, contra 15 no mesmo período do ano passado. 

Depois de registrar cinco casos em fevereiro, o estado teve 11 mortes no terceiro mês do ano. Os crimes ocorreram em Alegrete, Amaral Ferrador, Cacique Doble, Campo Bom, Gravataí, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Torres.

A chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor, afirma que ainda é cedo para fazer uma análise de que o isolamento social, por conta da Covid-19, está interferindo nos números de março.

“Liberamos o registro de violência doméstica na delegacia online, exceto quando tem Medida Protetiva de Urgência, que é feito na delegacia. Pode estar acontecendo uma subnotificação, mas estamos vivendo um momento que nenhuma geração viveu. Estamos todos preocupados com a vida, em não se contaminar. Pode ter gerado um outro sentimento, de aproximação, mas é muito tênue dizer com 20 dias de confinamento, não tem como fazer essa análise.”

 

Crimes contra a mulher

No dia 4 de março, uma mulher foi morta a facadas dentro de casa no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. A vítima, identificada como Quelem de Medeiros da Rosa, de 30 anos, foi atingida com golpes no peito e nas costas.

O homem, que havia fugido após o crime, foi preso nove dias depois. De acordo com a delegada Elizabeth Shimomura, a vítima havia registrado ocorrência contra o companheiro em 2003. A última medida protetiva concedida à Quelen havia expirado em agosto de 2018. O casal ainda estava junto.

No dia 11 de março, em Santa Rosa, no noroeste do estado, uma mulher de 29 anos foi morta a tiros. Segundo a polícia civil, o suspeito do crime é um policial civil, ex-companheiro da vítima, que se matou após o crime. Ele tinha 38 anos.

Três dias depois, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Jocemara Ramão, de 37 anos, foi morta pelo ex-companheiro, Marcelo Fraga Pacheco, de 37 anos. Ele invadiu a cozinha do local que ela trabalhava, e matou ela a tiros. O homem, que tinha um revólver calibre 38, se matou após o crime, informou a polícia. Ela tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.