Com chegada do frio, Defesa Civil de Bento Gonçalves alerta para uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha

Os dias frios do inverno trazem consigo a necessidade da utilização de fogões a lenha, lareiras e aquecedores. Contudo, por trás do aconchego produzido pelo calor, há também um grande risco de várias situações que podem ocasionar em incêndios. Por essa razão o cuidado deve ser redobrado, conforme alerta o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Claudiomiro O. Masutti Vieira.

Lareiras

“Na utilização de fogões a lenha ou lareiras se deve atentar as chaminés que deverão sofrer manutenção e limpeza em seu interior antes da utilização no período de inverno, pois aquela fuligem, acumulada dentro das chaminés é inflamável”.

Segundo Massutti “o super aquecimento do chaminé, poderá provocar a condução de calor, iniciando um principio de incêndio no telhado, gerando uma ocorrência de grande proporção. Assoalhos de madeira devem ter uma proteção metálica evitando, quando a queda de brasa”.

Lareiras ecológicas

“Lareiras ecológicas devem ter um cuidado especial, pois são alimentadas com álcool combustível (etanol ou etílico), que se não bem manuseado podem causar danos como queimaduras, incêndio e a queima de oxigênio causando até mesmo a morte”, alerta o Coordenador da Defesa Civil.

Aquecedores elétricos

Assim como as lareiras, os aquecedores elétricos e a gás exigem um cuidado especial para evitar possíveis complicações na parte elétrica, podendo ocasionar incêndios.

“Também com relação a aquecedores elétricos os cuidados devem ser quanto a capacidade de consumo de energia. Outros cuidados que devemos ter, e manter tapetes, sofás, móveis, cortinas, materiais combustíveis e a cama, afastados desses equipamentos, fortalecendo a prevenção de possíveis acidentes”.

Aquecedores a gás

Ainda segundo o Coordenador da Defesa Civil, “no caso de aquecedores a gás, siga as recomendações de instalação do fabricante para evitar os riscos de vazamento do gás, (GLP), esse tipo de estufa pode produzir gases nocivos no ambiente, perigosos à saúde. No período do inverno o cuidado com equipamentos elétricos, incluindo ar-condicionados e estufas, além de lareiras, deve ser redobrado”.

Ligar para o Corpo de Bombeiros

Ao primeiro sinal de sinistro, é indicado “ligar para Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193. Não tente resolver e depois ligar, você está perdendo um tempo precioso”, salienta.

Confira as dicas da Defesa Civil Municipal para evitar acidentes domésticos.

Para evitar acidentes domésticos evite:
-Colocar roupas para secar atrás da geladeira;
-Sobre as estufas;
-Na frente da lareira sobre uma cadeira que fique muito próximo do fogo;
-Em araras muito próximas do fogão a lenha ou estufas;

Para dormir com mais segurança evite:
-Deixar a estufa muito próximo da cama;
-Perto da janela com cortina;
-Em ambiente sem ventilação;
-Use a tomada somente para a estufa;

Com crianças em casa evite:
-Deixar a estufa ao alcance das mesmas;
-Deixar em cima de cadeiras ou móveis inadequados;
-Fogão a lenha com a porta aberta;
-Utensílios longe da beira do fogão;

Fonte: Leouve

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.