Cidade

Escola vencedora do Projeto Foquinhas será conhecida nesta quarta

Iniciativa desenvolveu trabalhos multidisciplinares e auxiliou estudantes a criarem o jornal da escola

Será conhecida nesta quarta-feira, dia 09, a escola pública de Veranópolis vencedora da primeira edição do Projeto Foquinhas.

Numa iniciativa do Jornal O Estafeta e da Secretaria de Educação, com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, estudantes do nono ano de seis escolas municipais e uma estadual, participaram do projeto.

As atividades iniciaram em junho, com os profissionais do jornal visitando os educandários e conversando com os estudantes. Dentre os temas tratados estiveram: a importância do jornalismo e das informações verdadeiras, a apuração dos fatos, a relevância do jornal impresso, as Fake News, a formação de novas lideranças, a valorização da sua escola, do seu bairro e da sua cidade.

Após essa etapa, turmas de alunos visitaram a redação do jornal para ampliarem seus conhecimentos. Na sequência, num trabalho multidisciplinar, professores trataram de diversos temas e auxiliaram os alunos a criarem os conteúdos para o jornal da escola.

Na reta final, em setembro, os estudantes voltaram para a redação d'O Estafeta para diagramarem o jornal.

Todos os sete jornais foram avaliados por uma comissão avaliadora e o campeão será encartado na edição desta quarta-feira, dia 09. Também, o primeiro e segundo colocado ganharão passaportes para o Akqualokos.

Para o diretor do Jornal O Estafeta, Leandro Galante, "o projeto tratou sobre os mais diversos assuntos, que tirou dúvidas de adolescentes, que os incentivou a pesquisar, a ver além da realidade que os cerca, que os fez acreditar que podem sim buscar algo novo todos os dias. Isso é a verdadeira demonstração da força de um jornal impresso para uma comunidade".

A premiação ocorre na noite desta quarta, durante a Feira do Livro de Veranópolis.