Feira do peixe será nesta quinta

A tradicional Feira do Peixe, realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) , com apoio do Escritório da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis e o SIM Sistema de Inspeção Municipal, será realizada na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, no caramanchão do Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Inicia as 08h30min, com previsão de término para às 18h, ou até durarem os estoques.

Confira as dicas da Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal de Veranópolis, Daniele Andreazza, sobre os cuidados necessários na hora de comprar peixes: 

– Pescado Fresco e Resfriado: A refrigeração é uma prática eficaz para a conservação dos alimentos e está baseada na diminuição da temperatura do pescado com o objetivo de evitar ou retardar as reações químico-enzimáticas e retardar o desenvolvimento de microrganismos, retardando a deterioração dos produtos. Quanto antes for realizado o resfriamento maior será o tempo de conservação do produto.
– O pescado deve possuir a superfície do corpo limpa, com relativo brilho metálico, sem qualquer pigmentação estranha; 
– Os olhos claros devem ser claros, vivos, brilhantes, luzentes, convexos, transparentes, ocupando toda a cavidade orbitária; 
– As brânquias ou guelras devem possuir coloração rósea ou vermelha, úmidas e brilhantes com odor natural, próprio e suave; 
– O abdômen deve estar com forma normal, firme, não deixando impressão duradoura à pressão dos dedos; 
– As escamas devem ser brilhantes, bem aderentes à pele, e nadadeiras apresentando certa resistência aos movimentos provocados; 
– A carne deve ser firme, consistência elástica, da cor própria da espécie; 
– No caso de pescados embalados sempre verifique, além da consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, o peso líquido, a data de embalagem, o prazo de validade, a forma de conservação e a informação nutricional.
– Pescado Congelado: O congelamento é um eficiente meio de manter a qualidade do pescado, porém a data de validade deve ser sempre verificada. O pescado congelado deve ser mantido obrigatoriamente a temperaturas inferiores a -18°C para uma melhor conservação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.