Geral

Novas regras para bagagem de mão começam a valer no aeroporto Salgado Filho

Começaram a valer nesta segunda-feira (13) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, as novas regras para embarque da bagagem de mão em voos nacionais. Quem tiver a mala fora do padrão terá de despachá-la no check-in da companhia, com possibilidade de cobrança de taxa, conforme o tipo de franquia da viagem.

As medidas permitidas passam a adotar um único padrão: 55 centímetros de altura por 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, segundo padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Pela contagem dos atendentes da triagem do Salgado Filho, cerca de 1,5 mil passageiros passaram pelo portão de embarque entre 3h30min – horário de abertura da área – e 7h. Destes, cerca de 25 foram obrigados a despachar a bagagem, por não obedecerem as medidas.

— Me compadeço com o passageiro, mas o meu trabalho é orientar quando a mala não está no padrão — disse Matheus Vasconcellos, funcionário do aeroporto.

Um dos casos foi o da advogada Letícia Carpena, 50 anos, que precisou despachar a mala que estava acima da altura permitida.

— Sempre esteve no padrão. Fui surpreendida — disse a passageira, a caminho do balcão da companhia para realizar o pagamento e encaminhar a mala para ser despachada.

Uma caixa de papelão é usada para medir as bagagens na hora do check-in e antes do embarque. Segundo Ana Bruzza, atendente da companhia aérea Gol, a madrugada foi repleta de passageiros com dúvidas.

— Muitos até retiraram as rodas pra entrar no padrão — relatou.

As novas regras também passaram a vigorar, nesta segunda-feira, em outros quatro aeroportos do país: Santa Genoveva, em Goiânia; Congonhas, em São Paulo; e Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Oito terminais já haviam adotado a medida.

Fonte: GaúchaZH