Prefeitura de Farroupilha publica decreto que permite abertura do comércio

A prefeitura de Farroupilha publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (8) o decreto número 6.759, que reitera a declaração de calamidade no município e estabelece normas referentes ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. O documento que tem validade até o dia 17 de abril, contraria, no entanto, medida decretada a nível estadual quanto ao fechamento do comércio até o dia 15 de abril.

Na versão municipal é prevista a abertura das lojas em 30% de sua capacidade. O funcionamento de academias, também impedido pelo decreto estadual, igualmente passa a ser permitido em Farroupilha, desde que o atendimento ocorra no formato personal trainer, sob agendamento. Segundo o procurador geral do município, David Tolomeotti, um projeto de lei nos mesmos moldes do decreto será encaminhado à Câmara de Vereadores como forma de ampliar a discussão a respeito das decisões tomadas. Se aprovado, as medidas terão continuidade após o fim da vigência do decreto.

— O texto não foi construído de forma unilateral, teve a participação de órgãos técnicos, inclusive da Farmed (Sociedade Médica de Farropupilha) e agora queremos que ele seja democratizado, com uma discussão mais ampla. Estamos lidando com uma pandemia, por isso existe uma série de mecanismos sanitários previstos para o funcionamento das atividades e também estamos em consonância com a posição do governo federal — afirmou Tolomeotti.

Ele destaca que, muitas das medidas previstas no decreto são ainda mais restritivas que as previstas em decreto estadual. Em lojas e outros estabelecimentos, como hotéis e restaurantes, o decreto determina que seja medida a temperatura corporal do cliente antes de entrar no local, com termômetro infravermelho, sendo vedado o ingresso dos que apresentarem 37,8°C ou mais. Além disso, o município estabelece a obrigatoriedade do uso permanente de máscaras de proteção por toda a população.

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), chegou a anunciar que permitiria o funcionamento de todos os estabelecimentos a partir de segunda-feira (6) e, depois, remanejou a data para quarta-feira (8). No entanto, na sexta-feira (3), após receber questionamentos dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, desistiu de descumprir a norma estadual, declarando a decisão em uma coletiva de imprensa que ocorreu no sábado (4).

O decreto estadual foi publicado no dia 1º de abril com uma série de restrições a serem adotadas pelos municípios. Estes, por sua vez, podem adotar somente medidas ainda mais restritivas do que as dispostas no texto anunciado pelo governador Eduardo Leite. Em uma publicação feita no dia 2, o Ministério Público Estadual (MP-RS) recomendou aos prefeitos dos 497 municípios gaúchos que se adequassem às medidas. A publicação no site do MP-RS ressaltou, ainda, que os prefeitos que não realizarem a fiscalização necessária das limitações descritas no decreto 55.154/20 podem ser responsabilizados legalmente.

Logo depois que a prefeitura de  publicou o decreto, o Sindilojas lançou um vídeo publicitário em que sugere que a população aproveite o comércio aberto para comprar no município. “Chegou a hora de unir forças. Juntos, vamos cuidar das nossas famílias e da nossa comunidade. Queremos mostrar que Farroupilha é uma cidade grande em solidariedade e oportunidades”, diz o narrador enquanto aparecem imagens de compras na cidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Pioneiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.