Cidade

Primeiro evento “Família educa, Escola ensina” aconteceu na segunda

A atividade buscou explicar formas com a qual os pais interagem com os filhos diante das situações de rotina, sejam elas desafiadoras ou não.

Nesta segunda-feira, 08 de julho, aconteceu o primeiro evento do projeto “Família educa, Escola ensina”, no salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Conduzido pela psicóloga Keila Tres, o tema da noite foi “Disciplina Positiva na Educação do Filhos”. Keila Três é psicóloga clínica, especialista em análise transacional e educadora parental certificada em Disciplina Positiva pelo PDA (Positive Discipline Association). Além disso, é facilitadora de grupos vivenciais e produz workshops na área educacional.

A atividade buscou explicar formas com a qual os pais interagem com os filhos diante das situações de rotina, sejam elas desafiadoras ou não. De modo geral, utiliza-se o encorajamento e a validação de emoções como apoio e ao mesmo tempo a colocação de limites de forma gentil e respeitosa. A proposta envolve uma mudança de paradigma: migrando de uma cultura autoritária e ancorada no medo para um formato de convivência colaborativa, onde todos são ouvidos e respeitados. Além disso, procura desenvolver um senso de comunidade, com responsabilidades e objetivos comuns.

Também foram tratados na palestra aspectos como abrir mão de posturas punitivas (castigos, gritos e cantinhos do pensamento) e da lógica das ofertas de recompensas, para obtenção da mudança de comportamento. A Disciplina Positiva traz uma visão de respeito e empatia pelas emoções do outro e também o convite para uma forma colaborativa de solução para questões do dia a dia.

O próximo evento do projeto acontece dia 11 de setembro, com o workshop “Florescer para o Ser”, realizado pela coaching Karina Rebelo. Já no dia 21 de outubro acontece a última atividade. A palestra “Limites e Afetividade” será conduzida pelo escritor e psicopedagogo Gilson de Almeida Pereira. Ambos acontecem às 19h, no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Todos os eventos são gratuitas, sem necessidade de inscrição.