Saiba o que leva Fagundes Varela a não ter nenhum caso confirmado de Covid-19

Com cerca de 2.731 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE, Fagundes Varela, segundo a Prefeita Cláudia Moreschi Tomé, tem 50% da sua população vivendo na zona rural. “O isolamento, para estas pessoas, já acontece de forma natural, sendo que eles buscam acessar o centro da cidade somente por motivos de grande necessidade”, explica. Além deste fator, outro que contribui é o pequeno número de estabelecimentos comerciais, com espaço físico amplo, que mesmo em dias normais, não geram grandes aglomerações. 

O bar-lancheria La Bodega, localizado no centro da cidade, no início do isolamento social, suspendeu o atendimento ao público, possibilitando apenas a retirada dos pedidos no local. A proprietária, Aline Galante Zandoná, afirma que o movimento diminuiu bastante, principalmente porque a venda de bebidas caiu significativamente. “Agora, voltamos a atender o público no local, mas respeitando todas as regras da diminuição da capacidade em um terço, distanciamento das mesas e questões de higiene”. Mesmo após a liberação do atendimento, poucas pessoas ficam no restaurante, elas preferem levar os alimentos para casa. 

Em relação aos encontros e eventos nas comunidades, o mais difícil, tem sido manter os bares e salões fechados, justamente por serem locais de encontro e aglomeração muito tradicionais na região. “Em determinados casos, somos surpreendidos pela necessidade de nos reinventar, e voltamos a utilizar até o tradicional alto falante da Igreja para acompanhar as missas”, destaca. 

Para a prefeita, o ano será marcado negativamente para a economia do município, especialmente pela baixa movimentação do comércio, redução da produtividade e vendas nas indústrias, bem como a paralisação dos prestadores de serviços por determinado período. “Ainda não tivemos demissões em grande escala, mas diminuição de carga horária e salários sendo pagos proporcionalmente. Aliado a isto, ainda temos as perdas decorrentes da produção agrícola, ocasionadas pela estiagem”, destaca. 

Destaques positivos
No enfrentamento à pandemia, duas áreas se destacam na cidade, uma delas, é a da saúde, que programou suas ações adquirindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reorganizando serviços, realizando capacitações e fazendo contato telefônico com membros do grupo de risco, sendo que em duas semanas, foram realizadas mais de 500 ligações. Além disso, estão sendo distribuídas máscaras à população. 

E a outra área que se destaca, inclusive no contexto estadual, é a educação, com campanhas como a “Espalhe Amor por aí” da Escola Municipal Caminhos do Aprender. “Estamos muitos orgulhosos com essas iniciativas da escola Municipal, que além de um ato de amor e solidariedade, nos unem em uma rede positiva de responsabilidade com o outro e de compartilhamento de atitudes do bem”, destaca. 

Fazendo uma avaliação, Cláudia conclui que a maioria da população se conscientizou, obedecendo o isolamento, principalmente com relação aos serviços de saúde, adiando consultas, exames e procedimentos eletivos. Entretanto, ela destaca que alguns grupos não se conscientizaram quanto ao distanciamento social, pois continuaram se reunindo em praça pública, por exemplo.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.