A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), a Operação Irrecuperáveis, na cidade de Passo Fundo. A investigação teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa sediada em Passo Fundo, nos bairros Santa Marta e Integração, voltada especialmente para o tráfico de entorpecentes.
Treze pessoas foram presas, sendo 11 de forma preventiva e duas em flagrante por crime de posse de arma de fogo. Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão durante a ofensiva. Armas de fogo, munições e cigarros foram apreendidos.
Segundo o Delegado Venicios Demartini, os líderes desta organização encontram-se recolhidos no sistema penitenciário e possuem vasto histórico policial, com envolvimento em crimes graves. “No ano de 2023 tiveram uma curta passagem pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Passo Fundo, de onde fugiram, sendo que em pouco tempo foram recapturados pela Polícia Civil”, esclareceu.
Ainda conforme o Delegado Segundo o Delegado Venicios, a organização criminosa que foi desarticulada tinha o tráfico de entorpecentes como principal atividade ilícita, mas atuava também no roubo de veículos, extorsões, posse/porte/comércio de armas de fogo e jogo do bicho.
A ação policial contou com o apoio da 26ªDPRI, 6ªDPRI, 1ªDP, 2ªDP, DHPP, Deam, DPCA, DP/Tapejara, DP/Ciríaco, DP/Marau, DP/Guaporé, DP/Casca, DP/Serafina Corrêa, DP/Nova Alvorada, além das Regionais de Soledade e Carazinho.