Gramado autoriza retomada das atividades de hotéis, parques e museus

Hotéis, hostels, pousadas e motéis de Gramado, na Serra, já podem retomar as atividades de forma parcial. A autorização ocorreu por meio de decreto publicado no início da noite da quarta-feira (6). O documento permite  também o funcionamento de parques turísticos, áreas ou ambientes temáticos e museus, entre outras atividades do ramo. Não estão autorizados campings e serviços de aluguel de temporada, cuja uma das plataformas que oferece a modalidade, o AirBnb, está suspensa pela Justiça na cidade.

Entretanto, para que possam reabrir, os estabelecimentos precisam seguir diversas normas. Estabelecimentos do ramo hoteleiro, por exemplo, podem oferecer somente 50% dos quartos e manter fechadas áreas de uso coletivo, como piscinas e academias. No caso de hostels, que muitas vezes oferecem quartos coletivos, a distância entre as camas deve ser de, no mínimo, três metros. Além disso, beliches ou treliches não são permitidos.

Os empreendimentos terão que apresentar planos de contingência para o enfrentamento da pandemia, além de manter a distância de dois metros entre as pessoas no  checkin e checkout. O decreto  recomenda a suspensão do serviço de manobrista e proíbe a utilização de sistemas de ar condicionado central. O café da manhã poderá ser servido somente no sistema à la carte.

Já os parques temáticos e demais empreendimentos de lazer deverão garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores. Além disso, a venda de ingresso deve ocorrer prioritariamente online, para evitar filas e aglomerações.

O decreto também obriga o uso de máscaras para todos que estiverem fora de casa. Cidadãos que descumprirem as medidas de segurança poderão ser multados em R$ 100, enquanto o valor para as empresas chega a R$ 3 mil.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.