Veranópolis recebe certificado de compromisso com a resiliência aos desastres
O Projeto Cidade Resiliente foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade de Veranópolis, por meio da indicação da Coordenadora de Projetos Sociais da Ceran, Daniela Toller.
Com apoio dos Conselhos Municipais do Idoso, dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Prefeito Waldemar De Carli, o projeto foi executado pela Pesquisadora e Doutora Daniella Gasperin, com o intuito de atender as vulnerabilidades sociais do Município.
Em fevereiro deste ano foi assinada a carta-compromisso. Na sexta-feira, 24 de abril foi assinado o Certificado de Compromisso com a Resiliência aos Desastres, o qual destaca Dez Passos Essenciais para a Construção de Cidades Resilientes:
Passo 1: Quadro Institucional e Administrativo;
Passo 2: Recursos e Financiamento;
Passo 3: Avaliações de Risco e Ameaças Múltiplas – Conheça seu Risco;
Passo 4: Proteção, Melhoria e Resiliência de Infraestrutura;
Passo 5: Proteção de Serviços Essenciais: Educação e Saúde;
Passo 6: Construção de Regulamentos e Planos de Uso e Ocupação do Solo;
Passo 7: Treinamento, Educação e Sensibilização Pública;
Passo 8: Proteção Ambiental e Fortalecimento dos Ecossistemas;
Passo 9: Preparação, Sistemas de Alerta e Alarme, e Respostas Efetivos;
Passo 10: Recuperação e Reconstrução de Comunidades.
A partir deste compromisso, emerge “O Projeto Veranópolis Cidade Resiliente”, que é ancorado na perspectiva das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, seja natural, econômico, sanitário, tecnológico, entre outros. O Projeto visa uma eficiência administrativa para a redução de vulnerabilidades, com a inserção de todos os atores sociais, o qual fortalece a Governança e a Democracia Participativa.
Diante da atual situação de pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus, cabe à reflexão de como superar as dificuldades, organizar estratégias de enfrentamento das vulnerabilidades e construir alternativas de superação. Desse modo, o Projeto Veranópolis Cidade Resiliente tem por objetivo tornar a comunidade Veranense com melhor capacidade de adaptação, superação e fortalecimento frente a uma adversidade.
O ponto de partida foi iniciado. Após a assinatura da carta-compromisso, em fevereiro de 2020, no mês de abril foi recebido o certificado de Município engajado. O “Projeto Veranópolis Cidade Resiliente” está finalizado, aguardando o momento para ser apresentado à comunidade. O próximo passo será o desenvolvimento do Plano de Ação, para fazer de Veranópolis uma Cidade Resiliente. O objetivo é que em 2021 o Plano de Ação seja executado.
A história mostra que o ser humano é resiliente. Porém, é importante construir, também, cidades resilientes para que todos possam lidar com as dificuldades com o menor impacto e maior aprendizado para as gerações futuras.