TSE garante medidas de segurança na hora de ir votar

Em função da pandemia da Covid-19, uma série de mudanças vai marcar a eleição deste ano. A principal delas foi a data do pleito, que será no dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (nas cidades com segundo turno). 
 
VOTO 

O voto é obrigatório, por lei, aos alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos. Ele não é obrigatório para os analfabetos, os maiores de 70 anos, nem para os maiores de 16 e menores de 18 anos. 

HORÁRIO 

Com a intenção de evitar a disseminação do vírus, algumas alterações recomendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão implantadas, exclusivamente, para as eleições de 2020. O horário de votação será ampliado, iniciará às 7h e encerrará às 17h, sendo que os eleitores com mais de 60 anos terão prioridade para votar, a partir do horário de início da votação até às 10h. 

SEM BIOMETRIA 

A identificação biométrica não será exigida no pleito e o comprovante de votação não será entregue ao eleitor. O cuidado também busca evitar possível contágio. 

ORIENTAÇÕES 

Evitar aglomerações e contato físico, preconizar o distanciamento mínimo e evitar o aumento de fluxo de pessoas, em especial, em ambientes fechados e garantir o uso de máscaras. 
 
APLICATIVOS 

O e-Título é uma versão digital do título eleitoral. Ele contém a foto do eleitor, informações sobre quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa para geolocalização. Já o Pardal é um aplicativo que serve para o eleitor enviar ao TRE-RS denúncias sobre propaganda irregular. 

SEGURANÇA NA VOTAÇÃO. 

O TRE-RS está se preparando para oferecer aos eleitores e aos mesários a máxima segurança sanitária. Para isto, o Tribunal adquiriu uma grande quantidade de equipamentos de proteção individual (EPIs). Essas aquisições foram doações de empresas, por intermédio do TSE. São frascos de álcool em gel, máscaras de proteção, faceshields, além de adesivos marcadores de distanciamento. 

Esse material estará disponível nos dias de votação todas as 165 zonas eleitorais distribuídas nos 497 municípios de estado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.