Veranópolis divulga balanço das ações voltadas ao turismo frente a pandemia

Desde o início da pandemia, a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com a Vigilância Sanitária, assessores da ATUASERRA, Instância de Governança Regional Uva e Vinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), promoveu diversas ações para a retomada do turismo e o desenvolvimento do setor.

Nos meses de maio e junho, foram intensificadas as visitas a restaurantes e hospedagens para orientação de adequação aos protocolos de biossegurança e prevenção ao Covid-19, conforme determinações da legislação local, estadual e nacional. As orientações seguem a cada alteração de protocolo por meio dos canais virtuais, grupos de whatsapp e contatos telefônicos. O SEGH também está norteando as ações de melhoria para o setor e buscando, juntamente com outras entidades regionais, adequações do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS.

A partir de junho, assessores das áreas de arquitetura, patrimônio, comunicação e turismo da ATUASERRA, em conjunto com equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, realizaram visitas técnicas em propriedades turísticas ou com potencial turístico. No total, 20 propriedades nas áreas rural e urbana receberam a visita que gerou orientações para que o local se integre ao cenário turístico atual, dentro das normas legais referente ao setor que o empreendimento atua ou pretende atuar. Ainda foram apresentadas sugestões e indicações sobre produtos, serviços, atendimento, adequações de espaços, parcerias locais e regionais, divulgação, inovação e, não menos importante, a criação de um plano global do empreendimento. A ação tem como objetivo ampliar a oferta turística e deverá ser contínua.

No dia 09 de junho, a Atuaserra realizou encontro para apresentação das adequações necessárias durante e após a pandemia. A capacitação foi direcionada para o setor turístico e ministrado por assessores técnicos da entidade, sob a coordenação da Diretora Executiva da Governança, Beatriz Paulus, com a participação de 17 empreendedores. Profissionais técnicos nas áreas de arquitetura, história, comunicação e marketing trouxerem informações sobre turismo na pandemia e pós pandemia indicando ações e estratégias no Brasil e no mundo, organização de espaços internos e externos promovendo a biossegurança, cuidados e adequações para espaços culturais e acervos privados e como promover comunicação assertiva nos meios digitais nos tempos atuais. As temáticas foram ao encontro das demandas apresentadas por empreendedores do turismo e da cultura em pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, entre 29 de abril e 05 de maio, para definição de estratégias e ações para a retomada dos setores. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores.

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, que acontece anualmente no dia 27 de setembro, empresários do turismo, potenciais empreendedores e interessados no setor participaram da palestra “Turismo: uma construção colaborativa”. O encontro aconteceu de forma híbrida com a participação virtual e ao vivo do Prof. José Elmar Feger da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presença de plateia no Auditório da ACIV. Prof. Elmar trouxe a reflexão sobre a construção do turismo em rede e a necessidade de criar permanentemente ações inovadoras e criativas para o desenvolvimento do setor turístico no município. O encontro aconteceu com a parceria entre Secretaria de Turismo e Cultura, ATUASERRA, Universidade Federal do Paraná – UFPR e ACIV com a presença de 23 participantes.

Ainda em setembro, os empreendedores da Rota Segredos da Maçã reuniram-se com a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura e ATUASERRA para discussão das necessidades e adequações necessárias para o cenário atual. Durante os meses seguintes, os empreendedores receberam orientações individualizadas sobre mídias digitais.

“Estamos passando por momentos difíceis. O turismo local e regional tem sido um dos mais afetados, pois a imobilidade imposta afeta diretamente o setor. Durante este período, a Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com suas parcerias, buscou fortalecer os empreendimentos em meio a tantos desafios por meio de diversas ações, buscando novas oportunidades no trade turístico e auxiliando na retomada com as adequações necessárias. Precisamos aproveitar as oportunidades para nos reinventar, criar novas demandas, aproveitando o fluxo do momento no desenvolvimento e na sustentabilidade” salienta a Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.