Dando sequência à nossa entrevista com os prefeitos eleitos para a gestão de 2021-2024, conversamos com o prefeito de Serafina Corrêa, Valdir Bianchet. Candidato pelo MDB, Valdir foi eleito com 50,71%, um total de 5.089 dos votos válidos. Ele havia assumido o poder em abril de 2020, quando era vice-prefeito, em decorrência do falecimento da prefeita Maria Amélia Arroque.
Confira a entrevista completa:
Fazendo um comparativo, quais eram as suas expectativas antes de assumir o município e como o senhor o recebeu?
Estamos dando continuidade a um trabalho e sabemos que muito ainda tem a ser feito. Os tempos estão difíceis, mas somos positivos e nos esforçaremos ao máximo para conseguir superar os obstáculos e cumprir com o que foi prometido.
Nestes primeiros meses, quais planos o senhor conseguiu colocar em prática?
Embora estejamos passando por um momento crítico devido a pandemia, nós estamos conseguindo fazer com que nossos projetos saiam do papel. Estamos calçando 3 loteamentos populares, o Verdes Valles I e II e o Santa Rita, estamos implantando um Centro de Atendimento Psicossocial- CAPS. Também está acontecendo uma obra de grande importância para nosso município, que é a recuperação da VRS 851, onde o Governo do Estado liberou recurso no valor de 1,5 milhão. Vínhamos reivindicando está recuperação há muito tempo, e agora através da Secretaria de Logística e Transportes, pelo Secretário Juvir Costela está sendo executada.
Já finalizamos o calçamento total da Vila Cabral no Camping Carreiro, incluindo a via de acesso que não estava prevista no projeto inicial. Vamos dar continuidade à pavimentação na Rua Valentim Zanella. O asfalto no Bairro Santin será concluído e a Área Industrial da Linha Porto Alegre já está recebendo as primeiras empresas, sendo que o município está dando suporte para a instalação das mesmas. Estamos construindo também uma quadra de esporte na Comunidade São Pedro a muito tempo reivindicada. Nos próximos dias estaremos iniciando necessárias melhorias no Camping Carreiro com previsão para construção de churrasqueiras cobertas e novos banheiros, além da revitalização do local.
Também vale ressaltar que estamos mantendo a estrutura das estradas do interior, e agora com atenção especial pois estamos iniciando a época de colheitas. Estamos trabalhando bastante.
Como tem sido gerenciar um município durante o combate ao coronavírus?
Acredito que todos os prefeitos, assim como os profissionais em saúde, foram pegos de surpresa. É um momento atípico, ninguém sabia e nem sabe quando isso vai terminar. Mas desde o início, seguimos as medidas exigidas e orientadas pelo Ministério da Saúde, os protocolos do Estado e do COE do município, sempre pensando na saúde da população, mas também tentando absorver ao máximo o impacto econômico. E sempre que possível, o município busca flexibilizar, para que o comércio possa se manter.
Também vemos de um lado empresas, comerciantes, pessoas com dificuldades de pagar suas contas sendo obrigados a manterem seus estabelecimentos fechados, mas mais que tudo neste momento o que mais importa são as vidas das pessoas. Tem sido sim meses difíceis, pois a arrecadação do município caiu muito neste período e embora o Governo Federal tenha recomposto as perdas, sabemos que isso terá um reflexo no desenvolvimento da cidade.
Quais são os principais projetos a serem desenvolvidos nesses dois primeiros meses?
Temos vários projetos em andamento como a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial-CAPS, está em andamento dois projetos sendo desenvolvidos pelo departamento de engenharia, com recurso federal disponível para darmos início no asfaltamento no interior, nos acessos a Capela São José e outro na Comunidade Santana sendo que dentro de poucos dias já será licitado para essa comunidade. O projeto de implantação das câmeras de videomonitoramento na cidade está prestes a ser executado. Também estamos viabilizando a compra de maquinário para renovar a frota das Secretarias de Obras e Agricultura, visando a ampliação de nossa agricultura, tendo em vista que o município precisa dar estrutura para que o jovem permaneça no campo. Pensando nos projetos futuros, recentemente fomos à Brasília para captar mais recursos.
Quais são os principais projetos para a educação/saúde?
Saúde e educação são duas áreas que merecem muita atenção. Nosso objetivo é manter os profissionais sempre atualizados, oferecendo suporte, melhoramento nas estruturas físicas e profissionalizando-os constantemente.
Na saúde conforme comentei anteriormente estamos implantando o CAPS, visto a crescente necessidade de atendimentos. Vamos buscar recursos para implantar uma unidade móvel de saúde para suprir a demanda das comunidades. Também reforçaremos programas de prevenção a saúde, políticas de atenção aos idosos e investimento em contratações de mais profissionais, bem como o aumento de exames evitando o deslocamento dos pacientes para fora da cidade. Também estamos mantendo o Posto de Saúde Central aberto aos sábados e domingos para atender os casos de contaminação por covid.
Na educação estamos realizando o melhoramento dos espaços, investiremos em materiais tecnológicos, na implantação da língua Talian nas escolas e ainda a revitalizações de bibliotecas e ampliação de projetos culturais e esportivos.
Junto com a Secretaria de Cultura, estamos desenvolvendo um livro didático para ensino da nossa língua cooficial, o Talian, que será utilizado nas escolas da rede municipal e também será distribuído a nível nacional, para os municípios que queiram inserir a o ensino do Talian em suas escolas. Um projeto importantíssimo, pois é uma forma de preservar nossa cultura, tendo em vista que muitos eventos e manifestações culturais estão impossibilitadas de acontecer por causa da pandemia e percebemos que muitas dessas manifestações estão ficando de lado por conta disso. A cartilha do talian vai possibilitar que muitas tradições não se percam nesse momento e vai prospectar nosso município a nível nacional, a final, somos pioneiros na produção desse material, que também é uma forma de preservação da nossa língua. Estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos serafinenses.
Como tem sido o relacionamento da prefeitura com a Câmara de Vereadores?
Quanto a Câmara de vereadores, temos a maioria neste mandato, sendo que isso nos auxilia de certa forma. Entendo que o bom relacionamento entre Executivo e Legislativo é fundamental para que se possa realizar um bom trabalho, um trabalho de gestão que priorize os interesses e necessidades do cidadão. Sempre estivemos comprometidos com isso. Nosso objetivo é dar voz a todos os serafinenses através de políticas e ações que venham ao encontro de suas necessidades. O vereador tem um papel fundamental para que isso seja possível, pois ele está em contato direto com o cidadão, é ele quem deve buscar saber dos interesses e do pensamento dos munícipes. Por isso, acredito que o bom relacionamento com a câmara de vereadores é fundamental e essencial para que se possa realizar um bom trabalho, o que muitas vezes fica prejudicado quando há resistência por parte de alguns.
Houve alguma resistência por parte da bancada da oposição?
Não tivemos nenhuma resistência ainda por parte da bancada dos partidos que foram contrários à nossa candidatura. Queremos e esperamos fazer um trabalho em conjunto, independentemente de partido, deixar as diferenças de lado e trabalhar para a comunidade.
Quais são os próximos passos a serem dados?
Embora estamos dando sequência aos trabalhos do governo e também ao planejamento de ações pós pandemia, neste primeiro momento é necessário ter cautela e analisar e estruturar bem a administração, visto a crise sanitária em que estamos passando. Não sabemos o que vai acontecer lá na frente e precisamos ter os pés no chão. Eduardo (vice) e eu nos reunimos com muita frequência para discutir e dar sequência nos projetos da melhor forma possível, sem comprometer o orçamento. Na gestão anterior, passamos por meses difíceis o que nos permite agora sabermos das necessidades de nosso município.
Neste momento, também vale ressaltar que estamos comprometidos na busca por alternativas que possibilitem a vacinação dos serafinenses. Estamos pensando no futuro, junto a outros municípios, através das associações, onde estamos encaminhando os processos para uma possível compra de vacinas contra a Covid-19, para assim proporcionar a volta da rotina normal de nossa cidade.
Como poderíamos avaliar estes quase dois meses de gestão?
A reeleição nos possibilita facilidades, mas também grandes desafios. Nosso compromisso agora é maior. Nestes dois meses de gestão, pudemos organizar algumas defasagens que já havíamos identificado anteriormente em questão de estrutura.
Realizamos alguns ajustes na estrutura de pessoal para o novo governo e pretendíamos começar o mandato com outras expectativas e não mais com a pandemia, mas neste momento, estamos com os olhares voltados para a melhora dos indicadores da pandemia, pois a piora da situação em nosso estado nos exigiu atenção especial. Precisamos que a situação sanitária melhore o quanto antes e agora nosso foco principal é esse. Apesar do momento e das dificuldades, estamos atingindo nossas expectativas iniciais, com pensamento positivo para que essa fase logo passe e desenvolvendo nossas ações sempre voltadas para o bem de todos e no crescimento da cidade.