Coopercampos está ampliando o projeto de suinocultura em Vila Flores

A Coopercampos está ampliando o projeto de suinocultura e terá no Rio Grande do Sul, mais uma base de produção. Em sete municípios da região da Serra Gaúcha, a cooperativa contará com aproximadamente 30 terminadores de suínos e mais uma central produtora de leitões.Os associados terminadores de suínos da Copercampos na região, possuem propriedades nos municípios de Nova Prata, Vila Flores, Nova Bassano, Protasio Alves, Fagundes Varela, Paraí e Veranópolis. A Médica Veterinária vila-florense Keila Regina Omizzolo atenderá os terminadores.

A Coopercampos foi fundada em 08 de novembro de 1970, conta hoje com mais de 70 unidades espalhadas por diversos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a cooperativa do Brasil que mais produz sementes de soja e teve faturamento superior a R$ 2 bilhões em 2020.

A granja produtora dos leitões para atender o sistema de integração da Coopercampos está localizada em Vila Flores. De propriedade do associado Valentino Conte, a granja contará com 1.700 matrizes com o mais alto valor genético e deve produzir 40 mil suínos para terminação. O trabalho da propriedade é conduzido por seu Valentino e os dois filhos Celso e Clesio, além do neto Cristian. A parceria com a cooperativa na área de grãos está rendendo novos frutos agora com a suinocultura.

Seu Valentino produz suínos há mais de 50 anos e tem pela atividade, grande carinho. Além de produzir os animais para a Copercampos, a família Conte oportunizou contatos com terminadores de suínos da região para viabilizar o projeto.

A Granja Irmãos Carbonera de Vila Flores, retorna à atividade de suinocultura acreditando no projeto da Copercampos. Há três anos, Vilmor e os três filhos (Diego, Geísa e Taíse), optaram por deixar a atividade. A família que já trabalha com a cooperativa desde a instalação da unidade de armazenagem em Nova Prata, foi a primeira a alojar suínos deste novo projeto.

O Secretário de Agr. Ind. Com. e Turismo, Márcio Fiori, esteve visitando a Granja Carbonera, que recebeu 1000 suínos nos últimos dias. Em conversa com os proprietários, a expectativa é alta sobre o desenvolvimento da atividade, sendo alinhadas outras ideias, como auxílio do poder público na infraestrutura e no incentivo aos suínocultores, que representam quase 50% do setor primário no município.

Fonte: Prefeitura de Vila Flores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.