Cenas que se repetem: barranco desaba e atinge residência

Atualização às 22h04min.

As chuvas registradas na tarde deste domingo, dia 24, causaram novos prejuízos em Veranópolis. Na Rua Capitão Pelegrino Guzzo, na descida para o bairro Santo Antônio, o barranco desmoronou e atingiu uma residência. O casal e os filhos estavam no interior.

Segundo o proprietário, uma das filhas saiu da sala onde assistiam televisão e foi aos fundos da cala, chamando os pais para verificarem que a lama havia invadido a casa. Quando chegaram ao local, já não dava mais tempo para retirar nada. Eles acabaram perdendo boa parte dos móveis e eletrodomésticos.

Vizinhos e amigos passaram a auxiliar com vassouras, mangueiras, tentando recuperar o que puderam. A tristeza tomou conta da família que agora trabalha para tentar se reerguer.

Rogério, o proprietário, afirma que o desmoronamento foi causado por uma obra da Prefeitura, que está sendo realizada numa rua de cima da casa, na Rua São Francisco de Assis.

O medo dos moradores é de que uma máquina que está executando os serviços também pudesse desmoronar.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Romeo Tedesco, a situação não tinha como ser evitada, pois era necessário escavar no local e, principalmente, desviar a galeria que passa por baixo de muitas casas.

A obra que está sendo executada servirá para ampliar a galeria que cedeu nas chuvas do mês de janeiro no mesmo bairro e retira-la de seu atual fluxo. Centenas de pessoas serão beneficiadas. A reinvindicação é antiga.

Os moradores cobraram a presença de representantes da Prefeitura no local, porém segundo Tedesco, todo o suporte está sendo dado, com a presença de máquinas, engenheiro, Bombeiros e responsáveis pela obra.

Um guincho foi chamado para fazer a remoção da máquina. Parte do muro da residência corre risco de desabar. O quarto das crianças foi o mais atingido.

A secretária de Assistência Social, Adriane Parise, relata que “os bombeiros chegaram rapidamente ao local, onde às máquinas da Prefeitura foram acionadas. Eu cheguei no local às 15h37min, conversei com a representante da família, que já teriam local para ficar, sai do local junto com os bombeiros às 17h26min. Entregamos para a família o que foi solicitado! E a Equipe da Engenharia da Prefeitura junto com os Bombeiros estava na Rua de cima onde rompeu uma estrutura! E também tinha uma família para ser retirada de casa. Tivemos no Bairro São Francisco o testelhamento de sete casas, antes de ocorrer a situação no Bairro Santo Antônio.

Eu estive conversando com a esposa, onde ela me solicitou calçados para as crianças, e levei às 17h26min, os calçados e material de limpeza, quando resolvemos a questão da rua são Francisco, onde pedimos que a família saísse do local e a máquina foi deslocada para um local mais seguro”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.