Proprietários dos imóveis são contra atuais termos do projeto do Patrimônio Arquitetônico

Os proprietários de imóveis que estão no inventário do Patrimônio Arquitetônico, Histórico e Cultural de Veranópolis se organizaram e se reuniram para tratar sobre o tema que influencia a vida de cada um. Nesta terça-feira, dia 3, a Câmara Municipal de Vereadores realiza uma Audiência Pública para discutir com a população sobre o Projeto que está na Casa para análise e posterior votação.

Paulo Busatto, representante desse grupo, em entrevista para a Rádio 96.1 FM, pontua questões referentes ao projeto. Ele afirma que, assim como ele, que não reside no município, outros proprietários que residem em Veranópolis, foram surpreendidos por esse estudo. “A posição nossa como está não pode ser aprovada nos termos que está, tem que ser modificada. Nós, como proprietários, somos a favor de uma lei municipal de patrimônio, mas não nos termos que está”, ressalta. Ele afirma que são totalmente contra que imóveis privados estejam neste grupo, sendo a favor que os prédios públicos, sim, façam parte do inventário.

“Achamos que quem quiser preservar o seu imóvel para a eternidade tem o direito de optar por querer participar, mas que seja voluntário. É um direito básico. Como está entendemos como uma afronta a propriedade. Como está lá não atende a nenhum interesse, nem aos proprietários, nem a comunidade e nem ao poder público”, argumenta. O grupo teve reunião com os vereadores e, segundo Busatto, verificaram que os edis estão preparados e sabem da importância dessa decisão.

Ele ressalta que o incentivo de isenção do IPTU é muito pouco, perto do patrimônio empenhado. Além disso, fica um grande compromisso para os herdeiros de cada imóvel. “Pessoas que nem sequer nasceram já nascem como uma responsabilidade nas costas para conservar uma casa que eles não pediram para ter. Nós precisamos adequar a realidade de Veranópolis”, defende Busatto. A discussão na Câmara tem como foco alinhar o pensamento de cada lado dos envolvidos e evitar uma futura batalha judicial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.