Fogo Simbólico da Pátria chega em Veranópolis

Na manhã desta quinta-feira, 19 de agosto, aconteceu a 84º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2021, que neste ano teve como tema regional a FEB – Força Expedicionária Brasileira e a participação dos gaúchos na 2º Guerra Mundial.
A Centelha chegou ao Pórtico Monumento e percorreu as principais ruas da cidade pelas mãos de corredores da SAMEVE, com o acompanhamento da Liga de Defesa Nacional, Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
O ato culminou na chegada a Casa Saretta, onde houve a cerimônia protocolar, com o canto do Hino Nacional e a entrega do Fogo Simbólico ao prefeito Waldemar de Carli, pelas mãos do representante da Liga da Defesa Nacional, Paulo Roberto Pretto. Após o hasteamento das Bandeiras, aconteceu o pronunciamento do responsável pela condução da Centelha, pronunciamento do Prefeito Municipal e encerramento com o Hino Riograndense.
Todos os anos, por ocasião das comemorações do Dia da Independência do Brasil, a Liga de Defesa Nacional realiza a Cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria, prestando homenagem ao Brasil e procurando manter viva no povo a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade. Esta é a 84ª corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que foi realizada pela primeira vez em 1938 com um percurso de 26 quilômetros entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. O Fogo Simbólico tem percorrido as mais variadas distâncias, unindo de norte a sul, de leste a oeste o RS e o Brasil.
A Liga de Defesa Nacional é uma entidade cívico-cultural, apartidária, imparcial, independente e transparente, que estimula o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais, sem credo político, religioso ou filosófico. A síntese de seus esforços está expressa no lema: Civismo é virtude de brasileiro.
O ato foi recebido com a presença do Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, Presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Dal Pai, Representante da Liga da Defesa Nacional, Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro no RS, Comandante do Eixo do Vale Tenente R2 – Paulo Roberto Pretto, Tenente R2 Julio, Sargento Baladim, Soldado Soares, Representante do 3º Pelotão da Brigada Militar de Veranópolis, 3º Sargento – Silmar Roberto Capitaneo Garcia, Comandante do Corpo de Bombeiros 1º Sargento – Jorge Alex da Silva Rodrigue, Secretário Municipal de Turismo e Cultura em exercício, Eliezer Dalla Costa, Vereador Chumbinho e o Presidente da Sameve, Valdemar Balestrim.
Por fim, representantes da SAMEVE acompanharam o Fogo Simbólico até a Brigada Militar, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, data da abertura oficial da Semana da Pátria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.