Conheça a história de veranenses que terão um novo lar no Loteamento Popular

As obras do Loteamento Popular Izaías Giaretta, em Veranópolis, estão em fase avançada. Sendo assim, os contemplados com os 83 lotes estão cada vez mais perto de realizar o sonho da casa própria. Claro que há um caminho ainda a ser percorrido, com outros trâmites, incluindo o projeto e construção da residência, mas boa parte da caminhada foi vencida.
Para a faxineira, Litiele Krug Carvalho, 28 anos, o sonho começou ainda antes de vir morar em Veranópolis. Vinda de Alegrete, na região da fronteira, ela conta que o processo para realizar o objetivo teve início logo que fixou residência na Serra. “Começou desde quando chegamos a Veranópolis, na esperança de ter a casa própria”, destaca.
Segundo Litiele, o sentimento de ver a conquista se aproximando é de muita alegria de sair do aluguel. Para a próxima etapa, ela descreve que estão com muita expectativa e ansiedade no desenrolar das ações para a residência que irá abrigar ela, o marido e o filho. “Ainda não temos o projeto, mas já estamos encaminhando algumas coisas e materiais para a construção da casa”, comenta.
A vendedora e operadora de caixa, Chérin Tapparello Martinez, 27 anos, cultiva a ideia de ter seu lar desde muito jovem. “Sempre quis ter minha casa própria. Desde muito cedo eu nunca quis apartamento, sempre sonhei com uma casa, com pátio para as crianças brincarem, para ter um cachorro”, descreve. Ela lembra que quando viu as notícias sobre o Loteamento achou que não iria conseguir, mas acabou fazendo a inscrição por incentivo de familiares. “Depois de muita insistência eu fui e me inscrevi. Comecei a preencher papel, mais papel e quando vi me chamaram, pela pontuação. Aí fiquei extasiada, nem acreditei, pensava ‘meu Deus, é sério?!’. Graças a Deus, me sinto uma pessoa muito sortuda”, recorda Chérin.
Conforme a vendedora, esse período aguardando traz um misto de emoções. “Tem sido com um friozinho na barriga, porque parecia tão longe, que ia demorar tanto e já tá aí. Parando para pensar sobre o tempo de espera eu fico ansiosa e feliz”, tenta explicar. Sobre o projeto da casa, que ela vai dividir com o casal de filhos, ainda está sendo estudado, mas algumas questões estão definidas. “Sei que quero algo com uma área de lazer bem gostosa para criar várias memórias e receber as pessoas que eu gosto tanto, para ter momentos bons com meus filhos”, descreve Chérin. Ela já pensa no que vai fazer quando receber o terreno. “Até brinco com meu pai que uma das primeiras coisas que quero fazer quando entregarem o lote é plantar árvores e cercar. Quando eu fizer a casa pelo menos as árvores já estão lá”, diverte-se e finaliza: “Tenho um turbilhão de ideias, eu ia dizer começar a construir esse sonho, mas o começo da construção do sonho já foi, já consegui, então agora acho que é para dar continuidade a concretização do meu sonho!”.

Sobre o Loteamento
O local foi adquirido pela Administração Municipal, de forma oficial, em junho de 2013. Com área total de 49.094,15m², localizada junto ao bairro Pôr do Sol, terá 83 terrenos. Nos meses de agosto e setembro de 2019, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, através do Departamento Habitacional, realizou as inscrições para o processo de seleção que habilita a aquisição dos terrenos. Foram atendidas 820 famílias e destas, foram realizadas 181 inscrições. Na sequência, foi efetuada a avaliação da documentação apresentada pela Comissão de Avaliação das Inscrições, que determinou as 83 famílias que puderam adquirir seu terreno.
Os sorteios foram realizados em um primeiro momento para as famílias que estavam com a pontuação empatada, sendo, assim, realizado sorteio como critério de desempate, conforme constava em Edital. Foi realizado um novo sorteio para mapear e lotear cada família em determinado nº de lote e quadra, critério utilizado previsto em Edital para preservar os princípios da igualdade e isonomia. A lista oficial final da distribuição dos lotes (nº da quadra e lote) foi composta através de sorteio público, realizado no dia 18 de dezembro de 2019. A previsão de entrega dos terrenos é para o final deste ano.
O Loteamento Popular Isaías Giaretta é uma iniciativa da Prefeitura de Veranópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, direcionado à finalidade específica de suprir o déficit habitacional das famílias de baixa renda do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.