A ação é voltada às crianças dos 4º anos das EMEFs Irmão Artur Francisco e Adriano Farina, tendo por objetivo auxiliar as crianças com idade entre 9 e 10 anos a reconhecer seus sentimentos e atribuí-los a novos significados.
O projeto tem o desejo de melhorar as relações sociais e prevenir situações de violência. São realizadas atividades relacionadas ao treino de habilidade comportamentais, tempo para reflexão e relaxamento, construção e reforço de habilidades sociais e competências emocionais. Quando a criança adquire competências pessoais e sociais, torna-se capaz de avaliar, expressar e adequar as suas emoções, comportamentos e atitudes.
Dentro do planejamento pensado para esse projeto, foi proposto um encontro com os pais das escolas participantes. Os pais da EMEF Adriano Farina se encontraram na noite do dia 06 e os pais da EMEF Irmão Artur Francisco na noite do dia 07 de julho. Esses encontros foram conduzidos pela psicóloga Waleska Pessato Farenzena Fochesatto, que abordou a importância da participação ativa dos pais na vida dos filhos como forma de reconhecer a mudança de comportamentos, que podem sinalizar dificuldades que não estejam conseguindo superar sozinhos.
Durante a atividade, muitos pais relembraram os agravos provocados pela pandemia em que sentimentos como o medo, a frustração e a tristeza tomaram conta do cotidiano das famílias, atingindo, inclusive as crianças que apresentam, ainda hoje, dificuldades decorrentes desse período.
Waleska encerrou sua fala, relembrando a fala do pediatra Daniel Becker “Filhos vêm com manual, sim. Mas para ler é preciso olhar nos olhos deles”, sinalizando a importância de estarmos atentos aos nossos filhos e buscarmos, ainda que nosso dia-a-dia seja corrido, um tempo dedicado exclusivamente a ouvi-los e auxiliá-los a superar as dificuldades que surgem no cotidiano da criança.