Festiqueijo já reuniu 20,3 mil pessoas em três finais de semana

O terceiro final de semana do 31º Festiqueijo bateu recorde de público. Foram registradas 7,3 mil pessoas no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa, que puderam degustar os 46 tipos de queijos e suas variações, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, sucos de uva, sorvetes e um buffet com a farta e típica gastronomia italiana. Até o momento, totalizando os três finais de semana, passaram pelo Festival 20,3 mil visitantes, que consumiram 3,9 mil quilos de queijos, 1.205 quilos de galeto, 325 quilos de salsichão e 20.550 unidades de pasteis, além de 24,1 mil garrafas de espumantes e 8.164 garrafas de vinhos.

O Festival gastronômico mais gostoso da Serra Gaúcha segue até o dia 31 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos. São 24 expositores, considerando 10 queijarias, nove vinícolas e espaços variedades, que oferecem uma seleção de seus melhores produtos, tudo à disposição do visitante. Neste ano, de forma inédita, a diretoria criou a Área Vip, para oferecer mais conforto, serviços diferenciados, assim como uma ambientação temática. O espaço, com capacidade para 115 pessoas, com conta com chefs, garçons e espaço para sentar.

Cláudio Chies, presidente do 31º Festiqueijo, enfatiza que a edição de 2022 já é considerada um sucesso. “Estamos muito felizes e agradecidos ao público que tem comparecido para prestigiar o Festival. E para os próximos finais de semana Carlos Barbosa continuará de braços abertos para bem receber”, observa.

Atrações com acesso gratuito
O visitante pode conferir na área externa, com acesso gratuito, a Vila das Etnias e a feira ‘Feito em Barbosa’ com 100% produção local. A Vila das Etnias, aprovada pelo público, homenageia as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As predominantes alemã italiana, polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade, pela sua representatividade, ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

Quem circula pelo local pode apreciar hábitos e costumes, além de objetos preparados por associações que atuam na preservação de suas tradições. Exposição de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e uma agenda de shows de música e dança em um palco exclusivo para a novidade fazem parte da programação. Ali, também está instalado o varejo de produtos do Festiqueijo, assim como um forno à lenha onde o pão colonial é assado e comercializado aos visitantes. Entre os produtos típicos que cada casa oferece estão, ainda, uma oficina de capeletti, cucas, chopp, pierogi, Les Merveilles (grostoli suíço) e trufas de chocolate.

A feira ‘Feito em Barbosa’, instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, tem 28 expositores e produtos exclusivamente locais nos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, até 31 de julho.

Para quem quiser levar para casa os sabores do Festiqueijo, pode passar pelo Armazém do Festiqueijo, junto à Vila das Etnias. Queijos, salames, grostolis, pães, cucas, massas entre tantas outras deliciosas opções, típicas da Serra Gaúcha, podem ser adquiridas no espaço.

O secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa e diretor de Gestão Pública do 31º Festiqueijo, Fábio Rogério Basso, observa que o Festival vem de um momento pós-pandemia, em que as pessoas ficaram longo período em casa e agora buscam diversão. “O Festiqueijo está passando por um momento de transformação, dessa forma, também já estamos repensando o formato das próximas edições do Festival para oferecer o melhor em todos os sentidos”, destaca.

Marcas presentes

Queijarias: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal, Laticínios 3 Palmeiras.

Vinícolas: Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Pedrucci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Variedades: Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão e Sabory Sorvetes.

ATRAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS PARA O TERCEIRO FINAL DE SEMANA

22 de julho – SEXTA-FEIRA
14h30min – Quintal Supernova – Pop Rock
17h – Trindade Sonora – Pop Rock
19h – Voz do Brasil – Pop Rock
21h – Léo Pain – Sertanejo

23 de julho – SÁBADO
11h45min – Ragazzi Dei Monti – Italiana
14h – Forró Fino – Forró
16h15min – Léo Henrique e Gabriel – Sertanejo
19h – Norma Jean – Pop Rock
21h – Celebration Band – Clássicos

24 de julho – DOMINGO
11h – Paullo Costa – Gaúcha
13h – Alma Nova – Popular
15h – Baile de Buteco – Sertanejo

Palco Vila das Etnias

22 de julho – SEXTA-FEIRA
19h – fare Amici

23 de julho – SÁBADO
14h – Canarinhos
16h – Coral Stella Alpina
19h – Grupo de Danças Alemãs Kappesberg

24 de julho – DOMINGO
14h – Cantando Si Vá
16h – Joce Sampaio

SERVIÇO:
O que: 31º Festiqueijo
Quando: De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa
Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h
Ingressos: Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://festiqueijo.eleventickets.com 

Fonte: Conceito Com / Fotos: Lucinara Masiero / Divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.