Massa de ar seco irá inibir a formação de nuvens com previsão de tempo ensolarado e tardes muito quentes no Rio Grande do Sul
Por outro lado, nas próximas horas o ar muito seco irá propiciar a manutenção do tempo firme com sol em grande parte do Sul do Brasil, Paraguai, Nordeste da Argentina e Uruguai. O tempo seco irá elevar a temperatura com previsão de rápido aquecimento e sensação de calor.
Posteriormente a sexta-feira terá o domínio do ar muito seco que irá favorecer mais um dia tempo aberto, com céu claro sem nuvens. A temperatura se mantém em alta a tarde e eleva a sensação de calor. Por outro lado, o dia poderá começar com um pouco de frio em trechos de maior altitude com marcas ao redor de 5 a 7°C. Trata-se de um microclima de montanha que sob a influência de ar seco tem condição mais favorável ao frio entre a madrugada e o amanhecer. Em geral, a temperatura irá oscilar entre 17 e 19°C na maior parte das regiões. O calor ganha intensidade e a expectativa é de uma tarde muito quente em todas as regiões do Estado. Modelos projetam que as maiores máximas são esperadas para o Oeste com projeção de 33 a 35, com provável 36°C em algumas cidades. O calor ocorre associado a baixa umidade e isso poderá acentuar a evaporação com grande desconforto para a população e risco de incêndios nessas áreas.
Mínimas e máximas da região:
Veranópolis:30°/14° Sol
Fagundes:31°/14° Sol
Vila Flores:30°/14° Sol
Cotiporã:29°/13° Sol
Nova Prata:30°/14° Sol