A Agroindústria Luchesi recebeu nesta semana, em Porto Alegre, o Selo Arte – Certificado de Qualidade de Produção de Queijos Artesanais. “É muito importante esse selo que recebemos na Famurs para agregar valor ao nosso queijo, que se diferencia tanto pelo sabor e odor, mantendo as características do queijo que a minha vó fazia”, citou o proprietário Delmar Luchesi.
Ao todo, cinco municípios receberam o certificado que assegura que os produtos foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentam características tradicionais, de valorização ou vinculação territorial, regional ou cultural.
O deputado federal gaúcho Alceu Moreira foi um dos autores da lei que iniciou a tramitação em 2015. “É uma vitória da tradição alimentar, existe uma identidade do queijo, cada região tem um sabor e jeito de fazer específico. A regulamentação transformou o queijo brasileiro um produto que pode ser comercializado em todo o Brasil e fora dele”, comemorou.
A cerimônia ocorreu na sede da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e contou com participação de autoridades estaduais do setor agroprodutivo. Representando Vila Flores esteve presente o Vice-Prefeito Agenor Galli, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Marcio Fiori, o Presidente da Câmara de Vereadores e Proprietário da Agroindústria Luchesi, Delmar Luchesi, a Engenheira Agrônoma da EMATER, Marília Caleffi Paiva, e a veterinária responsável pelo SIM municipal, Mariane Roman.