A crise enfrentada pelo setor calçadista deve ter reflexos em Veranópolis.
Segundo informações obtidas pela reportagem d’O Estafeta, a empresa Arezzo, localizada na saída de Veranópolis para Vila Flores, deve encerrar suas atividades em maio na cidade. São quase 170 funcionários que devem perder seus empregos, todos de Veranópolis, Vila Flores e Nova Prata. A empresa emprega hoje, em sua maioria, pessoas do sexo feminino e na filial de Veranópolis, recebe apoio do Poder Público no pagamento do aluguel do espaço físico.
O prefeito Waldemar De Carli afirmou que aguarda o posicionamento oficial por parte da empresa, para posteriormente, “tomar providências”.
A Arezzo iniciou suas atividades em Veranópolis em novembro de 2021. A expectativa inicial era de que fossem criados até 600 postos de trabalho na cidade, porém a situação econômica enfrentada dificultou o alcance da meta.
A realidade não é apenas da Arezzo. O Grupo Simples Passo, de São Paulo, demitiu em fevereiro, 500 funcionários na cidade de Birigui. Na semana passada, outra empresa do setor calçadista, o Grupo São Francisco, que estava em recuperação judicial, teve falência decretada pela Justiça. O negócio inclui operações em Parobé e em São Francisco de Paula. As empresas envolvidas são Madra, Hiker, G. da Silva e São Francisco Indústria de Calçados e reuniam 120 funcionários.
A indústria de calçados Alpargatas, responsável pela fabricação das sandálias Havaianas anunciou na última semana, a demissão de 600 funcionários da fábrica localizada na cidade de Campina Grande, interior da Paraíba. As demissões foram determinadas após um encontro entre direção e sindicato Calçados na Indústria de Campina Grande.
Segundo apurado, a empresa justificou as demissões em massa baseada na queda das vendas dos produtos registradas no último ano. No quarto trimestre de 2022, Alpargatas registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 21 milhões no quarto trimestre de 2022.
Realocação da mão de obra
A reportagem verificou junto à Secretária de Indústria e Comércio e responsável pela Agência do Agência FGTAS/SINE de Veranópolis, Daiane Ambrozini Domeneghini, a disponibilidade de vagas na cidade. Conforme Daiane, são cerca de 120 vagas de emprego, portanto, boa parte das pessoas que poderão perder seus empregos, poderão ser realocados para outra empresa da cidade. Para a mão de obra feminina são em torno de 70 vagas, dentre elas, para auxiliar de escritório, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, cozinheira, auxiliar de montagem, costureira de vestuário, auxiliar de limpeza, auxiliar de copa, atendente de caixa de supermercado, atendente de loja/café, repositor de mercadorias, vendedora no comércio, entre outras. Além disso, o Município está em fase de criação do novo Distrito Industrial, em Sapopema, que também deverá gerar novas oportunidades de trabalho.
Ainda, conforme informações obtidas pela nossa reportagem, o município seguirá o trabalho em busca de novas empresas que possam abrir suas portas na cidade.
Além da Arezzo, Veranópolis já sediou no mesmo espaço, outras empresas calçadistas, como a Coopershoes e a São Paulo Alpargatas.