Você já ouviu falar em Gingko Biloba ou Árvore-Avenca?

Esta é a espécie presente em nossa Praça da Bandeira, que apresenta folhas amarelo-dourado, em formato de leque e vem encantando quem passa pelo espaço!
A engenheira florestal, Anelise Marta Siegloch, explica que tal espécie é da família Ginkgoaceae, cultivada como ornamental, sobretudo em templos do leste asiático. Ela possui distribuição natural limitada a regiões remotas da China e, possivelmente, extinta na natureza. A conservação da espécie se deve ao cultivo realizado ao longo dos séculos, motivo pelo qual se sabe muito pouco a respeito de sua ecologia.
Outra curiosidade interessante, é que os primeiros representantes de Ginkgo apareceram no Triassico tardio (há mais de 200 milhões de anos).
Trata-se de árvore caducifólia de até 30m de altura, com folhas em formato de leque e dois recortes suaves, à semelhança das avencas, de coloração verde na primavera/verão e dourado no outono.
Venha até a Praça e contemple este lindo exemplar!
Fotos: Vilson Paludo/AC
Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.