Comunidade de Vila Azul lança documentário contando sua história

A Capela Santo Antão Abade, mais conhecida como Vila Azul, lançou no sábado, dia 02, o documentário “VILA RICA-VILA AZUL 1885-2023”, que conta a história da localidade. O projeto surgiu em fevereiro deste ano, após coordenação cultural da XI Femaçã desafiar as comunidades do interior a contarem suas histórias no Parque de Eventos José Bin, ao longo do evento.

Abraçando o desafio, os membros do Conselho Comunitário cuja presidência está sob a responsabilidade de João Guilherme Mazzeto, se reuniram e definiram como seria feita a construção histórico-cultural da comunidade. A partir desse desafio, surgiu a ideia de contar a história local em um documentário. O resgate histórico foi feito pela professora de História Clarita Pagnonceli Grabrieli e a gravação do documentário foi feita pela empresa Device Filmes, sob a direção cênica de Willian Sigognini.

O documentário consiste na reconstrução de uma linha do tempo da comunidade, feito a partir de depoimentos de moradores locais e pessoas com raízes na comunidade. O projeto também conta com fotografias de acervos pessoais e fotógrafos da região. De acordo com a organizadora, Clarita Pagnonceli Gabrieli, os custos de produção foram pagos pela própria comunidade, com ajuda da Sicredi Serrana.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.