O futebol amador veranense envolve e movimenta uma grande parcela da comunidade, além de atrair diversos torcedores para prestigiar jogos que, seguidamente, são realizados. Veranópolis conta com diversos Clubes dentro deste seguimento, alguns deles possuem décadas de história, como é o caso do Esporte Clube Cruzeiro, que irá comemorar seu aniversário de 53 anos de fundação no sábado, dia 16. Em 2020, o Clube planejava comemorar seus 50 anos de fundação em grande estilo, no entanto, as comemorações precisaram ser adiadas em função da pandemia de Covid-19.
O Cruzeiro foi fundado em 02 de abril de 1970, por um grupo de amigos que buscava difundir o esporte amador pela região. Sua sede, foi construída por volta de 1969 e está localizada na Rua Giuseppe Garibaldi, no bairro São Francisco. O local sempre foi sede de atletas e simpatizantes. Lá eram realizadas festas, bailes e comemorações de aniversários, entre outros eventos.
Seu primeiro presidente foi Debrandino Rodrigues, que ficou no cargo entre 1970 e 1979, quando foi realizada uma nova eleição e Irineu Cardoso Borges assumiu o cargo, o qual permanece até os dias de hoje. Ao longo de seus 53 anos de história, o clube já revelou diversos atletas, que posteriormente foram atuar em clubes profissionais como Luciano Cardoso Borges, o Lucianinho. Ele foi jogador do Veranópolis Esporte Clube e do Grêmio, além de outros clubes. Atualmente, ele trabalha como auxiliar técnico. O goleiro Cássio Ramos também já vestiu a camisa do Cruzeiro em jogos amistosos.
O time já participou de diversos campeonatos e possui inúmeros títulos. Em 2002 e 2003, conquistou o Bicampeonato Regional Amador. Em 2008, foi campeão municipal na categoria veteranos e nos anos de 2005 e 2012, foi Campeão Municipal de Futebol de Campo.
Atualmente, o clube possui apenas o time principal. “Em anos anteriores, tínhamos dois times, o principal e o time B, mas por se tratar de futebol amador, não são muitas as pessoas que abraçam a causa”, explica o integrante da diretoria Erik da Cruz.
Em 2019, a sede da entidade foi atingida por um incêndio, que consumiu boa parte da estrutura do bar e do salão. Lucianinho explica que o local foi reconstruído com o auxílio de atletas e familiares do Cruzeiro.
De acordo com ele, o clube sonha em contar com um campo de futebol próprio, assim como outros times do município. Já foram realizadas algumas tratativas e tentativas de acordo com a Prefeitura de Veranópolis, mas as partes não chegaram a um acordo.
As comemorações iniciam ainda no sábado à tarde, quando haverá um jogo comemorativo no Estádio Antônio David Farina, onde o time principal do Cruzeiro irá enfrentar o Carrossel de Caxias do Sul, time do Tite, ex-técnico do VEC e da Seleção Brasileira, às 16h30min. Além disso, haverá um jantar baile de comemoração, às 20h, na comunidade de Santa Lucia.
“Em nome de toda a diretoria do clube, agradeço todos os atletas, familiares, apoiadores e simpatizantes, que já fizeram parte do Esporte Clube Cruzeiro ao longo de toda a sua história”, finaliza Erik da Cruz.
Atualmente, além do presidente Irineu Cardoso Borges, a diretoria é composta por Luciano Cardozo Borges; Michelle Borges; Renato Borges; Leandro Dondi; Leandro Cardozo Borges, Erik da Cruz e Paulo Cézar Telles.
