Nova Prata se despede de um importante empresário

Nelson Luiz Salvador faleceu na segunda-feira, dia 23, aos 71 anos

Morreu na noite desta segunda-feira, dia 23, o empresário Pratense Nelson Luiz Salvador aos 71 anos. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora de Lourdes de Nova Bassano. Nelson Luiz Salvador nasceu em Ipê, no dia 15 de janeiro de 1952. Filho de Caetano Salvador e Antônia Vasata Salvador, era o caçula dos 13 irmãos.

Grande parte de sua formação aconteceu nos seminários da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul e graduou-se em Pedagogia com especialização em Administração Escolar. Sempre foi muito devoto de São Francisco de Assis e da Nossa Senhora do Caravágio.

Dos ensinamentos franciscanos surgiu a humildade e vontade de fazer por todos. Aos 26 anos, deixou Ipê para empreender em Nova Prata, onde fundou a Terraplenagem Salvador e, mais tarde, o parque de águas termais Caldas de Prata. Com sua empresa de detonações de rochas e aberturas de poços artesianos, após com construção de estradas e rodovias com maquinário pesado. Várias rodovias da nossa região foram asfaltadas com as “máquinas” do Salvador. Com ele foi perfurado o primeiro poço comprovando a existência de águas termais em solo de Nova Prata. Futuramente se tornaria o proprietário por 22 anos do Parque Caldas de Prata. Por coincidência o contrato encerrou no dia da sua morte. Toda a atual estrutura do parque foi construída por ele. Tanto a que está na área municipal, quanto a que está em sua propriedade.

Pessoa humilde, trabalhadora, que acreditava nas pessoas e acima de tudo um visionário. Presidiu ainda a Câmara de Indústria e Comércio de Nova Prata (CIC) e o Festival Internacional de Folclore e vice-presidente da Aben, entre outros cargos em várias entidades. Sempre defendeu os extratores de basalto da região, foi fundador e representante do Sindicato dos Basalteiros. Foi presidente e vice-presidente de duas edições da Festa Nacional do Basalto. Recebeu a Comenda da Brigada Militar do Rio Grande do Sul por serviços relevantes à instituição e também o título de Cidadão Honorário de Nova Prata.

Ao ser acometido por um AVC, há nove anos, lutou bravamente por sua existência, tornando-se exemplo de perseverança. Nelson deixa um legado de empreendedorismo, compromisso social e pioneirismo.

Os filhos Felipe Francisco Salvador e Caetano Reginato Salvador agradecem a todos pelo apoio e presença. Seu velório será no Centro Empresarial Vicêncio Paludo e o sepultamento às 16h, no Cemitério Municipal de Ipê.

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.