Mulheres que Inspiram: conheça a história da Soldado Ferruda; veja vídeo

Especial Dia Internacional da Mulher

As mulheres são 51,5% dos 203 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Polícia Militar, são 51.779 mulheres, elas representam 13% do efetivo da corporação no Brasil. A presença feminina é maior na Polícia Civil. Em 2023, as mulheres eram 24.764 do efetivo desempenhando tarefas de investigação, registros, apurações e diligências — o que equivale a 27% de servidores. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no dia 27 de fevereiro deste ano. Nas guardas municipais, o contingente feminino é de 16%. No Corpo de Bombeiros, de 14%.

Alice Maragno Ferruda, é soldado da Brigada Militar desde 2018 e faz parte da corporação de Veranópolis desde 2021. De acordo com ela, seu desejo de fazer parte da corporação desde a infância.

Em 2018, ela prestou concurso público a corporação, sendo chamada em 2021 para a corporação local. Tradicionalmente, forças de segurança pública são compostas majoritariamente por homens e em diversos locais as mulheres não são bem aceitas quando ingressas em determinadas instituições, o que não foi o caso da soldado Ferruda. “Aqui eu fui muito bem recebida, não tive problemas de aceitação tanto na comunidade como na corporação”, explica.

Cada vez mais as mulheres estão ocupando espaços que antes eram predominantemente masculinos. “É muito bom perceber que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço e que, apesar de algumas desconfianças e machismos ainda estarem enraizados na sociedade, nós estamos sendo mais bem recebidas em todos os lugares que queremos ocupar”, destaca.

Atuar em forças de segurança pública exige disciplina, empenho, dedicação, abdicação de tempo e de muitos momentos da vida particular em prol da sociedade. “Eu diria para mulheres que querem ingressar nas forças de segurança para que persistam, porque não é um processo simples ou fácil, mas é possível. Com insistência e perseverança as mulheres conseguem alcançar qualquer lugar na sociedade”, finaliza.

 

ASSISTA:

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.