Entenda o que é arritmia cardíaca, problema que causou a morte do jogador uruguaio Juan Izquierdo

Predisposição genética é a principal causa da doença, mas fatores como estilo de vida podem aumentar o risco. Atleta foi diagnosticado em 2014

O jogador do Nacional Juan Manuel Izquierdo, que teve uma arritmia cardíaca em jogo contra o São Paulo na  última quinta-feira (22), morreu na terça-feira (27), aos 27 anos. O atleta teve o diagnóstico da doença em 2014, aos 17.

No domingo (25), exames apontaram progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana no atleta. Antes, os médicos divulgaram que o jogador sofreu uma parada cardíaca na chegada ao hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo.

O que é arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é caracterizada por alterações no ritmo dos batimentos do coração, que podem ser irregulares, muito rápidos ou muito lentos. Essas mudanças ocorrem devido a variações nos impulsos elétricos que controlam o coração, podendo ser benignas ou malignas. Embora a predisposição genética seja a principal causa, fatores como estilo de vida podem aumentar o risco, explica o cardiologista do Hospital Moinhos de Vento (HMV) Leandro Zimerman:

— Arritmia é qualquer ritmo que sai fora do normal. Dentro disso, há condições benignas, sem risco algum, e condições malignas que podem levar até à morte súbita.

Embora raros, há outros registros de atletas que sofreram problemas cardíacos em campo. Em 2021, o dinamarquês Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca durante uma partida da Eurocopa. O jogador sobreviveu e atualmente joga com um cardioversor (desfibrilador implantado), que monitora a atividade cardíaca.

O tratamento para a doença pode ser medicamentoso ou feito por meio de ablação, um procedimento minimamente invasivo que cauteriza as áreas do tecido cardíaco que causam as irregularidades elétricas da fibrilação atrial. Foi essa a técnica utilizada para tratar Renato Gaúcho.

Aos 27 anos, Izquierdo estava no auge da carreira após retornar para o Nacional-URU

O zagueiro Juan Izquierdo, vivia o seu melhor momento na carreira ao retornar para o Nacional, do Uruguai, neste ano. Nesta sua volta, ele fez 24 jogos e marcou um gol.

A carreira do atleta começou em 2018, quando ele estreou pelo Atlético Cerro. No ano seguinte, foi contratado pelo Peñarol, mas pouco atuou e foi novamente transferido, dessa vez para o Montevideo Wanderers.

Em 2020, o seu destino foi o Atlético San Luis, do México, onde realizou apenas quatro partidas e acabou entrando em conflito com a torcida local após ter seu futebol criticado. Após a passagem conturbada, retornou ao Montevideo Wanderers em 2021 e se transferiu para o Nacional em 2022.

Pela equipe uruguaia, uma lesão logo de cara atrapalhou seus planos: Juan fraturou a tíbia em sua primeira partida pelo clube. O defensor atuou apenas 13 minutos antes de se lesionar.

Após se recuperar da contusão, o zagueiro foi emprestado ao Liverpool-URU. Lá, conquistou a titularidade e faturou dois títulos importantes — o campeonato nacional e a Supercopa do país. Pelo clube, foram 31 jogos e três gols marcados.

Aos 27 anos, ele deixou a mulher, Selena, e dois filhos, uma menina de dois anos e um menino recém-nascido, de menos de um mês de vida.

Fonte: GZH.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.