Apagão afeta Portugal, Espanha e outros países da Europa
Causas ainda são investigadas e não há exatidão sobre o número de pessoas atingidas
Portugal e Espanha estão enfrentando falta de luz nesta segunda-feira (28). Há relatos de problemas ainda em outros países, como França, Bélgica, Itália, Polônia e Finlândia, conforme o portal SIC Notícias.
O apagão, que começou por volta das 12h do horário local (7h de Brasília), interrompeu a operação de vários serviços, como empresas de comunicações, estações de trem e aeroportos. O fornecimento ainda não foi restabelecido.
Ainda não há uma explicação para a queda de energia nem o número de clientes afetados.
Segundo o jornal espanhol El País, nenhuma possibilidade é descartada, incluindo a de um ataque cibernético. O Instituto Nacional de Segurança Cibernética está investigando a situação.
Portugal
De acordo com a operadora de rede elétrica portuguesa REN, queda de energia está afetando toda a Península Ibérica e parte da França.
“A REN confirma um corte de energia de grandes dimensões em toda a Península Ibérica, que afetou também parte de França e cujo impacto chegou a Portugal a partir das 11h33min”, informou a empresa em comunicado enviado à AFP.
A polícia confirmou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado nas cidades de Lisboa e do Porto. Trens não estão circulando.
A polícia portuguesa instruiu as pessoas a evitarem deslocamentos desnecessários. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, acrescentou o comunicado.
O governo de Portugal criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão.
— O governo está a trabalhar em conjunto num grupo de acompanhamento que foi imediatamente acionado. Trata-se de um problema de interrupção de energia que estará a afetar muitos países da Europa, terá tido origem na rede de transporte e é um problema de origem exterior a Portugal — afirmou à agência de notícias Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O ministro disse ainda que o governo trabalha para “o mais rapidamente possível” retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia.
— Nós estamos focados nos serviços mais essenciais: assegurar a segurança nos aeroportos, assegurar a continuidade dos serviços de saúde, também as restantes vias e redes de transportes — concluiu.
Espanha
Na Espanha, a Red Elétrica, operadora responsável pelo abastecimento de energia elétrica, confirmou o problema e afirmou em redes sociais que está trabalhando para restabelecer o serviço.
O governo espanhol está trabalhando “para determinar a origem” do apagão generalizado, afirmou a presidência à AFP. As autoridades espanholas estão pedindo aos moradores que “evitem dirigir o máximo possível” em razão da queda de energia.
Partes do metrô de Madri estão sendo evacuadas e o trânsito no centro da cidade é caótico por causa da falta de semáforos, segundo rádios espanholas.
A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve algumas interrupções, mas que geradores foram ativados.
A empresa ferroviária espanhola, Renfe, anunciou a interrupção de seus serviços às 12h30min do horário local (7h30min em Brasília) em razão da falta de energia.
O jogo entre Dimitrov e Fearnely, em Madri, precisou ser paralisado porque uma câmera ficou parada em cima da quadra em razão da falta de eletricidade. O jogo estava no segundo set quando precisou ser paralisado.
Passageiros do funicular que leva ao ponto turístico Monte Archanda, em Bilbau, desembarcam a pé após o apagão.
Fonte: GZH