Um ano após as chuvas de 2024, Veranópolis segue com ações de reconstrução e amparo à população
Veranópolis relembra um ano da tragédia climática de 2024 e destaca avanços na reconstrução e assistência às famílias afetadas
Neste mês de maio, Veranópolis relembra um ano da maior tragédia climática do século no município e no Rio Grande do Sul. As fortes chuvas de 2024 deixaram marcas profundas, mas também impulsionaram um grande esforço de reconstrução que segue ativo e com importantes avanços.
O secretário de Desenvolvimento Social, William Dornelles, destaca que 11 famílias seguem sendo atendidas pelo programa de aluguel social, garantindo moradia digna neste momento de retomada.
Além disso, 25 famílias foram inscritas no programa Minha Casa Minha Vida – Compra Assistida. Até agora, 9 beneficiários já foram contemplados: quatro já residem em seus novos lares, enquanto outros cinco estão em fase final de aprovação com a Caixa Econômica Federal. As 16 famílias restantes têm domicílios na zona rural, o que exige um processo diferenciado de habilitação, mas seguem sendo acompanhadas para inclusão no programa.
A Prefeitura também realizou seis visitas técnicas a casas localizadas em zonas de risco ou com danos estruturais, com o objetivo de promover melhorias habitacionais.
Em fevereiro de 2025, um estudo do Sistema Geológico do Brasil mapeou 63 áreas classificadas como de alto ou muito alto risco em Veranópolis. A partir dessas informações, o município programou novas visitas técnicas com engenheiros e assistentes sociais para avaliar e implementar ações preventivas e corretivas.
A Defesa Civil Municipal também passou por uma reestruturação. Composta por servidores públicos, voluntários e integrantes do Corpo de Bombeiros, a equipe agora atua de forma sistematizada no enfrentamento a desastres e na adequação do plano de contingência. Ao longo dos últimos quatro meses, 10 reuniões foram realizadas para organização e execução das ações emergenciais e preventivas.
O prefeito Cristiano Valduga Dal Pai enfatiza que todas as Secretarias Municipais estão mobilizadas, atuando tanto na área urbana quanto rural, para reconstruir, recuperar e garantir melhores condições à população afetada. “Estamos acompanhando de perto cada necessidade, com responsabilidade e união, para fazer Veranópolis se reerguer com ainda mais força e dignidade”, afirmou.