INSS exigirá biometria para liberação de novos empréstimos consignados

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, assinada pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior

A partir da próxima sexta-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir biometria para liberar novos empréstimos consignados aos seus segurados. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o documento assinado por Gilberto Waller Junior, presidente do INSS, a medida visa garantir maior segurança nos processos de solicitação de empréstimos. O instituto também tenta “mapear vulnerabilidades operacionais” em meio à fraude de descontos irregulares.
“Decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, diz trecho do documento.
Com a decisão, segurados que tentarem realizar a solicitação de algum empréstimo por meio do aplicativo Meu INSS precisarão confirmar o pedido com reconhecimento facial ou leitura digital. O novo despacho complementa a medida publicada em 8 de maio, que bloqueava a liberação de descontos de empréstimos. A decisão, no entanto, não estipulava data para a exigência de biometria na liberação de novas solicitações.
Foto divulgação
Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.