A Cooperativa Vinícola Aurora foi homenageada, pelo décimo ano consecutivo, com o Prêmio Exportação RS, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, 14, em Porto Alegre, na 53ª edição do evento.
A empresa recebeu o troféu Destaque Setorial Agro, que reconhece organizações com atuação exemplar no mercado internacional. Também foi agraciada com a Distinção Diamante, a mais alta honraria da premiação, concedida às companhias que conquistam o feito por 10 anos consecutivos.
Em 2024, a Aurora exportou 1,2 milhão de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva para 17 países, com destaque para China, Paraguai e Gana. O suco de uva integral manteve-se como o produto mais comercializado, representando 63% do volume exportado.
Apesar de uma leve retração em relação a 2023, provocada pela quebra de safra que reduziu a oferta de matéria-prima para o suco, a expectativa é de retomada em 2025, voltando aos patamares recordes do ano anterior.
“Em nove anos, nossas exportações cresceram 224%. Mesmo diante de desafios como a menor safra, seguimos conquistando novos mercados e fortalecendo a marca Aurora no exterior. Esse prêmio é fruto do trabalho das 1,1 mil famílias cooperadas e de nossos mais de 500 colaboradores, comprometidos em levar produtos de qualidade e sustentáveis para o mundo todo”, afirmou o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.
O Prêmio Exportação RS é considerado a mais importante distinção do setor no Rio Grande do Sul e reconhece empresas com resultados expressivos no comércio internacional, estimulando a competitividade e a inovação.
Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora
Fundada em 14 de fevereiro de 1931 por 16 famílias de Bento Gonçalves, a Aurora reúne hoje cerca de 1,1 mil famílias cooperadas, que cultivam uvas em pequenas propriedades — em média, 2,7 hectares por cooperado e quatro pessoas por família.
A produção soma 3 mil hectares em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi. São cultivadas 56 variedades de uvas, entre elas Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Noir (Vitis viníferas) e Isabel, BRS Magna, Seibel e Bordô (americanas e híbridas).
Na safra de 2025, a cooperativa recebeu 71,6 milhões de quilos de uva, representando de 10% a 15% da produção do Rio Grande do Sul. Líder nacional na venda de suco de uva integral, vinho fino brasileiro e cooler, a Aurora orienta sua atuação pelos valores de ética, qualidade, confiança, cooperação, sustentabilidade e simplicidade.
Com forte vínculo com a agricultura familiar e a história da Serra Gaúcha, a cooperativa investe em desenvolvimento comunitário e práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente, garantindo a segurança dos produtos e mantendo conformidade com a legislação vigente.
Foto: PH7 Filmes, divulgação
