O número de pacientes que agendam e não comparecem a exames e consultas no SUS em Veranópolis segue preocupante. Em junho de 2025, o levantamento da Secretaria Municipal da Saúde apontou um total de 247 faltas, comprometendo a eficiência do sistema e aumentando o tempo de espera de outros pacientes.
Exames pagos com recursos do município:
Foram 105 ausências registradas. A ecografia lidera novamente com 63 faltas, seguida pela ressonância (11), colonoscopia (11), tomografia (10), mamografia (4), endoscopia (3) e outros exames como audiometria, teste ergométrico e holter.
Consultas especializadas custeadas pela Prefeitura:
Houve 23 faltas, com destaque para traumato-ortopedia (15), gastroenterologia (5), dermatologia (2) e oftalmologia (1).
Consultas via SUS – Gercon:
O sistema de pactuação SUS registrou 119 faltas em especialidades como reabilitação intelectual (APAE), urologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia (incluindo catarata), cardiologia, oncologia, ortopedia, cirurgia vascular, bucomaxilofacial, gastroenterologia, entre outras.
A Secretaria de Saúde reforça: cada falta significa não apenas desperdício de recurso público, mas também a perda de oportunidade de atendimento para quem está na fila. Se não puder comparecer, avise sua unidade de saúde com antecedência. Assim, outra pessoa poderá ocupar a vaga e receber o atendimento necessário.