Unicasa completa 40 anos com modernização de parque fabril
Projeto visa ampliar a capacidade da empresa entregar um portfólio completo de marcenaria de alto padrão de forma ainda mais customizada e ágil
Um dos mais tradicionais e modernos fabricantes de móveis planejados da América Latina com origem em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Unicasa completa 40 anos neste mês de setembro. O marco se dá às vésperas da empresa concluir um investimento de R$ 100 milhões na modernização do seu parque fabril mirando a maior customização dos seus projetos. A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar a entrega de produtos com alto nível de personalização das marcas Dell Anno, New e Casa Brasileira
Com mais de 50 mil metros quadrados de área construída, o parque fabril conta com uma exclusiva linha de produção totalmente automatizada e personalizada para suas diferentes linhas de produtos. A unidade, que produz mais de 180 mil módulos de móveis por mês, tem uma operação alinhada à práticas sustentáveis, entre as quais, a utilização de madeira de reflorestamento, captação de água da chuva, reciclagem de resíduos, tratamento do sistema de esgotos, substituição do óleo diesel por GPL e o uso de embalagens recicláveis em 100% de seus produtos.
“Trilhamos uma trajetória que muito nos orgulha, a qual é orientada pelo equilíbrio entre tecnologia de ponta e pessoas altamente qualificadas que atuam em sinergia junto aos nossos parceiros, especialmente arquitetos e designers. Celebramos esse marco com a responsabilidade de mantermos a qualidade do nosso portfólio e nosso posicionamento de mercado para seguirmos evoluindo no futuro”, destaca o diretor-presidente da Unicasa, Gustavo Dall’Onder.
Segundo o executivo, independentemente da marca, todo o projeto desenvolvido pela Unicasa é pensado de forma única por equipes multidisciplinares de pesquisa e desenvolvimento que estão sempre em sintonia com os principais movimentos de comportamento e design ao redor do mundo que criam soluções e oferecem possibilidades com variações milimétricas nas medidas de peças e acabamentos.
A Unicasa possui uma rede de lojas exclusivas e revendas autorizadas espalhadas pelo Brasil e em mais de 10 países, incluindo EUA. Desde 2012, a empresa é a única do segmento a operar no modelo de capital aberto no Brasil, no segmento Novo Mercado da B3 de São Paulo. Com um sistema de Governança Corporativa criado para consolidar uma cultura de transparência e responsabilidade com todos os públicos, a empresa historicamente desenvolve soluções de alto padrão para o mercado de móveis planejados.
Unicasa 40 anos – marcos históricos
1985 – Fundação da empresa
1990 – Primeira revenda exclusiva Dell Anno
2008 – Criação da marca “New”
2009 – Consolidação da marca Dell Anno no Brasil alavancada pelo posicionamento de moda e arquitetura
2010 – Criação da divisão de negócios Unicasa Corporate para atender construtoras e rede de hotelaria
2012 – Abertura de capital no segmento de Novo Mercado da B3 de São Paulo
2013 – Lançamento da marca “Casa Brasileira” na Feira de Móveis Estado do Paraná (Movelpar)
2017 – Início do processo de internacionalização da Dell Anno com a primeira loja nos Estados Unidos.
2023 – Início do ciclo de investimentos de R$ 100 milhões para modernização do parque fabril de Bento Gonçalves e inauguração da Dell Anno Nova York.
2025 – Celebração dos 40 anos de fundação