Assembleia e um esforço cojunto para salvar a lingua Talian em Nova Prata
Na última sexta-feira, dia 26 de setembro de 2025, o Campus da UCS em Nova Prata recebeu a Assembleia regional do Projeto “Nos 150 anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”,
reunindo autoridades, lideranças culturais, prefeitos, representantes de diversos municípios da região e alunos do Talian in Famieia I e II da UCS.
O Prefeito João Paulo Maroso apresentou as ações e planos desenvolvidos no município de Nova Bassano. Também participaram a secretária de Educação Vera Pelle de Bona, o diretor de cultura Diógenes Zucolini, a gerente do Sicredi Cláudia Cestonaro, a Coordenadora do Talian in Fameia II da UCS Rosane Maroso, a coordenadora do Talian in Fameia I da UCS e representante regional deste projeto Carla Todeschini Sasso e alunos de Nova Bassano que estão fazendo o curso do Talian in Fameia UCS I e II.
Nova Bassano teve sua apresentação na língua Talian e com destaque ao projeto para crianças que iniciará no próximo ano e conta com o apoio do Sicredi.
Durante a Assembleia, os municípios de André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata tiveram espaço para apresentar ações já realizadas e propostas para o futuro na preservação do Talian e da cultura italiana, fortalecendo laços e unindo esforços nesse marco histórico.
A programação contou também com um momento de confraternização, o tradicional “merendin”, além de uma apresentação cultural do Grupo Mìseri Coloni, que trouxe ao público uma reflexão sensível e bem-humorada sobre a Língua Talian.
Para além das falas e apresentações, o encontro reafirmou uma mensagem comum: preservar o Talian é preservar a identidade, a memória e a herança cultural dos imigrantes que ajudaram a construir a história da região.
Mila gràssie a tuti! Viva el Talian! (Muito obrigado a todos! Viva o Talian!)