O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando nas obras de recuperação da Ponte Ernesto Dornelles, conhecida como Ponte do Rio das Antas, localizada na BR-470/RS, entre os municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves. As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e recebem investimento federal de R$ 12,9 milhões.
Atualmente, várias frentes de trabalho seguem em execução. Entre elas estão:
- Apicoamento de pilares, processo que remove a camada externa de concreto deteriorado;
- Montagem de formas para as novas barreiras de concreto New Jersey no lado leste da ponte;
- Preparação de pilares, com corte, dobra, armação e instalação de formas para receberem novas camadas de reforço;
- Pintura dos pilares reforçados no lado de Veranópolis.
O apicoamento é uma etapa fundamental da recuperação estrutural, após retirar a superfície comprometida do pilar antigo, uma nova camada de concreto é aplicada, seguida de um reforço adicional para aumentar a resistência e prolongar a vida útil da estrutura. Esse processo restaura a integridade dos pilares e prepara a ponte para suportar as condições de tráfego atuais.
Outro trabalho importante é a instalação das barreiras de concreto New Jersey, que substituirão os antigos guarda-corpos. Além de modernizar a ponte, as novas barreiras atendem às normas mais recentes de resistência a impacto, aumentando a segurança dos usuários.
No lado de Veranópolis, avança também a pintura dos pilares já reforçados. Além de devolver um aspecto uniforme à ponte, o produto utilizado possui função impermeabilizante, protegendo o concreto e garantindo maior durabilidade à estrutura.
Nos próximos 30 dias o cronograma prevê a continuidade do reforço e da pintura dos pilares, a conclusão das barreiras de concreto no lado leste e a restauração da parte inferior do tabuleiro, serviço realizado abaixo da ponte, sem interferência no trânsito.
O andamento das atividades alcançou neste último mês 33% de avanço físico. A estimativa é que as intervenções sejam finalizadas no final do primeiro semestre de 2026.
As obras são coordenadas pelo PROARTE, programa do DNIT voltado a identificar e corrigir deficiências estruturais em pontes, viadutos, túneis e passarelas por meio de ações preventivas, corretivas e de reabilitação. O objetivo é aumentar a vida útil das estruturas e garantir sua capacidade de suporte, especialmente em pontos críticos da malha rodoviária federal.
Com mais de 70 anos de operação, a Ponte Ernesto Dornelles é símbolo da engenharia nacional e um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha. A recuperação em andamento assegura a preservação desse patrimônio histórico e reforça a segurança e a confiabilidade no tráfego pela BR-470/RS.