O Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) inaugura este mês, um bloco, cuja área de 288,55 metros quadrados, permitirá atender de forma mais ampla as necessidades da comunidade acadêmica.
A novidade é que passará a contar com novos ambientes: uma sala de recursos multifuncional, sala de amamentação, Laboratório Maker (InovaLab7), sala para atendimento individualizado para os servidores, além de quatro banheiros: masculino, feminino, universal (com fraldário) e para pessoas com deficiência.
O local, em desuso desde o recebimento da sede da unidade em razão de condições precárias, passou por extensa reforma projetada pela Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) da Reitoria e agora encontra-se pronto para receber estudantes e servidores. Composto por um pavimento, possui sete espaços que vão abrigar três salas de aula com capacidade para até 35 pessoas cada e devem atender as novas turmas do ensino médio, durante o dia e do superior de graduação, à noite.
A inauguração será na sexta-feira, dia 22 de agosto.
Sala de recursos, amamentação e de atendimento individualizado
A sala de recursos multifuncional será composta por mobiliário, equipamentos, recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva adaptados para atender estudantes com necessidades educacionais específicas. O local não está pronto, pois deve ser montado com recurso de emenda parlamentar, ainda não disponibilizada.
A sala para atendimento individualizado será utilizada, sempre que houver demanda. Recentemente o IFRS realizou concurso para o cargo de docente de atendimento educacional especializado e, obedecidos os prazos legais, em breve haverá provimento da vaga. A sala de amamentação possui poltrona com puff, mesa de apoio, balcão com microondas e frigobar.
Laboratório Maker disponível para comunidade externa
O laboratório é voltado à cultura maker e destinado às atividades de ensino, pesquisa e inovação, com foco nas áreas de fabricação digital, robótica, eletrônica e desenvolvimento de dispositivos. A proposta do InovaLab7 é ser um espaço multifuncional, voltado ao desenvolvimento de projetos compatíveis com a estrutura e os recursos disponíveis.
Estudantes e servidores poderão utilizá-lo livremente durante o horário de funcionamento para iniciativas acadêmicas ou pessoais.
Também será possível o uso por parte da comunidade externa, mediante agendamento prévio.
Além disso, serão ofertadas oficinas de qualificação para operação dos equipamentos, destinadas a alunos e servidores.