Certificação de Floresta Plantada com Espécie Nativa em Veranópolis: Prazo e Procedimentos

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis tem um comunicado importante para aqueles que possuem plantações de árvores nativas. É necessário solicitar ao órgão ambiental estadual o Certificado de Identificação de Floresta Plantada com Espécie Nativa (CIFPEN). Essa solicitação deve ser feita até o quarto ano após o plantio, no caso de plantações novas, e até o dia 11 de outubro de 2023, para plantações antigas.
 É fundamental obter essa certificação, pois após esse prazo, as plantações com mais de quatro anos que não possuírem o certificado não poderão ser cortadas, mesmo que tenham sido plantadas legalmente. Somente com a certificação será permitida a exploração das mesmas, sem a necessidade de compensação pelo corte.
É importante ressaltar que a certificação é aplicável a todas as plantações de árvores nativas, independentemente das espécies.
A certificação é gratuita e deve ser solicitada online ao Estado, por meio do Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), no site www.sol.rs.gov.br. Você pode fazer a solicitação por conta própria ou, se preferir, procurar a ajuda de um profissional especializado em manejo florestal. É importante destacar que a Secretaria de Meio Ambiente não é responsável pela certificação nem pelo cadastro de dados no SOL. Essas responsabilidades são do proprietário da área.
 Vale ressaltar que não será possível obter a certificação para plantações em áreas de preservação permanente (APP), Reserva Legal, em meio a vegetação nativa primária ou em estágios médio e avançado de regeneração natural.
Além disso, a certificação não será concedida para áreas plantadas como parte de compromissos ou obrigações ambientais, como Reposição Florestal Obrigatória, Plano de Recuperação de Área Degradada, Compensação Ambiental, entre outros.
Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.