Cultura feita à mão será tema de evento alusivo ao dia do artesanato
O II Encontro Regional dos Artesãos do Roteiro Termas e Longevidade, evento regional e itinerante que acontece anualmente em um dos municípios integrantes do Roteiro, que engloba Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores, acontecerá no próximo sábado, dia 20 de março. Nesta edição “pocket”, em cumprimento aos protocolos de prevenção ao Covid-19, a ideia será que as pessoas possam curtir um bate-papo leve e descontraído via transmissão pelo Facebook.
O evento online é alusivo ao Dia do Artesão, comemorado nacionalmente em 19 de março, data escolhida em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. Marcado para sábado, 20 de março, o Encontro Regional dos Artesãos do Roteiro Termas e Longevidade “pocket” contará com a participação de Nicole Tomazi, arquiteta, urbanista e designer que abordará como a cultura feita à mão nos conecta junto aos demais artesãos locais.
A história do artesanato começa junto com a própria história do homem, que desde cedo teve a necessidade de produzir objetos para a sobrevivência do dia a dia. Mais tarde, a Revolução Industrial desvalorizou os trabalhos manuais em função da produção em grande escala. O artesanato que hoje conhecemos, foi o que sobreviveu a isso e se aprimorou, principalmente em função do resgate do patrimônio imaterial.
O Roteiro Termas e Longevidade é mantido pela iniciativa da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho em parceria com os municípios de Cotiporã, Protásio Alves, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores.
Fonte: Prefeitura de Veranópolis