Famílias veranenses estão em busca de um lar seguro; vejo vídeo

Mesmo com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, faltam casas para alugar

ESTE CONTEÚDO ESTÁ AMPLIADO na versão impressa d’O Estafeta dessa semana. Assine e receba em casa pelo WhatsApp (54) 99680.8359. Além disso, você concorre a prêmios semanais.

Desde o dia 01 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade está prestando auxílio a famílias que tiveram suas residências atingidas no município pela catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul. Inicialmente, pessoas que tiveram sua casa invadida pela água receberam auxílio, assim como foram abrigadas mais de 100 pessoas resgatadas de interdições na BR 470, na Serra das Antas.

No dia 04 de maio, o Corpo de Bombeiros emitiu alertas de desmoronamento nos bairros Santo Antônio, São Francisco e demais localidades com residências em morros e encostas, pois havia risco de desabamento. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, em Veranópolis, 26 famílias serão contempladas com o Programa Aluguel Social. Essas famílias são do interior do município e dos bairros São Francisco e Santo Antônio. O auxílio é válido por quatro meses e pode ser prorrogado pelo mesmo período, de acordo com a situação de cada família.

Na quarta-feira, dia 22, 13 famílias já haviam sido encaminhadas às novas residências, as demais aguardavam em casas de familiares e amigos. Uma dessas famílias é a de Marlon Santos, a família mora nas escadarias da Rua Benjamin Constant e precisaram deixar a casa na madrugada do dia 04, por risco de desabamento. No momento, ele, os pais e os irmãos estão procurando aluguel em outro local do município. “Nós ficamos na casa em dias de tempo bom, mas sempre que chove mais forte temos que sair, porque ainda tem risco de desabamento, mas agora também aluguel é difícil, muita gente está buscando outros lugares”, explica.

VEJA O VÍDEO ABAIXO

 

AÇÃO NESSE SÁBADO

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade de Veranópolis, informa que o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social estará aberto neste sábado, dia 25 de maio, no horário das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, para atendimento exclusivo às famílias desalojadas, desabrigadas ou afetadas diretamente pelo evento climático das fortes chuvas.

Neste sábado, a equipe do CRAS estará orientando às famílias exclusivamente sobre o Auxílio Reconstrução, que é o apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.

O CRAS de Veranópolis está localizado na Rua São Francisco de Assis, nº 259, ao lado da APAE.

 

VEJA ABAIXO O VÍDEO:

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.