Filas para vacina e para atendimentos respiratórios em Veranópolis nesta manhã

A manhã deste sábado, dia 21, está sendo marcada por grande procura no Posto de Saúde Central que atende casos

A manhã deste sábado, dia 21, está sendo marcada por grande procura no Posto de Saúde Central que atende casos de problemas respiratórios. A Unidade atenderá até às 14h, sem fechar ao meio-dia. Já na ESF do bairro Medianeira, a procura é intensa pela dose de reforço da vacina contra Covid-19, para pessoas com mais de 18 anos, que realizaram a primeira dose há quatro meses. Por volta das 8h15min, pelo menos 50 pessoas aguardavam na fila.

No dia 21 de janeiro, sexta-feira, Veranópolis chegou ao maior número de casos ativos registrados desde o início da pandemia, totalizando 376 veranenses ativos para a doença. Na quarta-feira, 19, mais um recorde: 115 casos positivos para a covid-19 registrados em um único dia.

Novas orientações

Durante esta semana, a Secretaria de Saúde de Veranópolis divulgou novas orientações para o atendimento de casos de covid-19. Confira:

Pessoas com sintomas respiratórios serão atendidas para avaliação médica somente no Posto de Saúde Central, no horário das 7h às 12h e das 12h30min às 15h30min.

Os Postos de Saúde dos bairros passam a atender os casos eletivos de consultas de rotina e não respiratórias, bem como agendamento de exames, renovação de receitas, realização de serviços de enfermagem.

As salas de vacinas seguem atendendo em todos os Postos de Saúde, inclusive no Central, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Os serviços da Secretaria de Saúde continuam sendo realizados junto ao Posto de Saúde Central e se possível realizar contato telefônico, pelo (54) 3441-1458, antes de realizar o deslocamento até o local.

Já o atendimento eletivo às crianças (que não apresentam sintomas respiratórios) será oferecido Pediatra no Posto de Saúde Medianeira (vagas limitadas) a partir da segunda-feira, dia 24 de janeiro.

E para as gestantes, serão realizados os atendimentos das ginecologistas e obstetras, nos Postos de Saúde dos bairros Universal, Santo Antônio e São Francisco.

Os pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento somente no Posto de Saúde Central e demais necessidades de consultas médicas nas ESF – Estratégias Saúde das Famílias dos bairros.

A previsão é que esse fluxo de atendimento seja mantido até o dia 04 de fevereiro, o qual será reavaliado semanalmente.