Grupo de teatro Veranense desenvolve projeto artístico Corpografia na Cena

Tendo como base o estudo da corpografia e suas transversalidades nas artes da cena, o projeto Corpografia na Cena surgiu

Tendo como base o estudo da corpografia e suas transversalidades nas artes da cena, o projeto Corpografia na Cena surgiu do desejo do grupo de teatro Tem Gente no Palco, de Veranópolis, de transformar o mundo. O projeto dialoga com o teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual e se dispõe a discutir, criar e ocupar em uma nova perspectiva, do corpo negro, trans não-binário e com deficiência, nesse lugar de ocupação.

Nessa provocação artística-cultural, de um corpo perseguido, discriminado, que intervém no espaço urbano, questiona suas estruturas, desenhando outros movimentos e ressignificando seus processos. O Corpografia foi construído em 03 Eixos de trabalho: Encontros e Diálogos que foram realizados nos dias 27 e 31 de maio, através do Youtube; projeção desta produção artística, em vídeo, na arquitetura urbana de 03 cidades do RS e registro de todo o processo de trabalho desenvolvido através de um mini documentário.

“O que é a vida senão a esperança e luta por dias melhores? E melhores não somente para alguns, mas para todos, todas e todes. Como fissuras que rompem estruturas pré-estabelecidas, decolonizando pensamentos e normas, para que novas possibilidades de olhares e diálogos sejam construídos. Queremos gritar, mas queremos também sussurrar, nesse paradoxo de potências e fragilidades desses corpos, por tantas vezes, excluídos, invisibilizados, escondidos. Queremos contar suas histórias, mostrar outras narrativas possíveis e quem sabe diminuir o abismo e o medo da diversidade. Quem sabe vibrar, de fato, no amor e no respeito”, conta Izabel Cristina, diretora e produtora do projeto.

Todos os conteúdos artísticos culturais gerados a partir desse projeto estão disponíveis nas plataformas digitais da Cia Teatral Tem Gente no Palco, com acesso livre e recursos de acessibilidade, para pesquisa, análise e estudos nas artes da cena.

O projeto foi realizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20 em uma parceria da Fundação Marcopolo e Secretaria de Estado da Cultura do RS. Para saber tudo sobre o Corpografia na Cena siga as redes @corpografianacena @temgentenopalco no Instagram, Facebook e o canal do Youtube Cia Tem Gente no Palco – Oficial, além das redes da Fundação Marcopolo @fundacao_marcopolo e @fundacaomarcopolo e da @sedac_rs.