No dia do Museu, espaço histórico de Veranópolis completa 22 anos em meio a reformas

Hoje, 18 de maio, comemoramos o Dia Internacional de Museus. Esta data estipulada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) visa afirmar a presença dos públicos assíduos e incentivar a presença novos públicos junto aos museus, efetivando a apropriação destes públicos junto aos bens culturais protegidos por estas instituições e entidades. Para tanto o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) destina uma semana para estas comemorações, conhecida como Semana Nacional de Museus, em 2020, orientada pela temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

O IBRAM, por meio da Lei nº 11.904, de 2009, conhecida como Estatuto de Museus, define museu como uma instituição permanente, sem fins lucrativos, aberta ao público, a serviço da sociedade e seu desenvolvimento tendo por objetivo preservar, pesquisar e comunicar bens culturais materiais e imateriais, valorizando a democracia, a cidadania, a dignidade humana e as diversidades culturais.

O Museu Histórico de Veranópolis, que em 2020 comemora vinte e dois anos de atuação junto à comunidade, procura transmitir um pouco da trajetória dos imigrantes que ajudaram na construção de Veranópolis e região, ao longo dos mais de cem anos da nossa trajetória e, excepcionalmente este ano, não aderiu à Semana Nacional de Museus por estar passando processos de reformas em seu edifício, assim como, uma reformulação do planejamento conceitual, buscando uma modernização em suas estruturas físicas e descritivas.

A Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural, parabenizam a todos que trabalham junto a esses órgãos tão importantes para a memória da comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.