Projeto Plantando Saúde visita a capital

Na quinta-feira, 1º de agosto, cerca de 34 integrantes do Grupo Plantando Saúde estiveram em Porto Alegre, para uma visita

Na quinta-feira, 1º de agosto, cerca de 34 integrantes do Grupo Plantando Saúde estiveram em Porto Alegre, para uma visita aos principais símbolos da capital do Estado. 

O projeto Plantando Saúde é desenvolvido através da parceria entre o escritório municipal da EMATER/ASCAR, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, patrocinado pelo Conselho Municipal do Idoso e CPFL Energia e vinculado ao projeto Município para Todas as Idades/ Cidade Amiga do Idoso. Visa trabalhar o uso da natureza para a promoção de benefícios para a saúde das pessoas, com encontros mensais o grupo compartilha informações sobre o uso de plantas medicinais.

No passeio realizado, o grupo participou de um momento especial com o Governador Eduardo Leite, onde foram recebidos no Palácio Piratini, sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul. oportunidade onde foi entregou ao Governador uma lembrança, com produtos da Terra da Longevidade e plantas cultivadas pelo projeto. Em seguida, o grupo foi direcionado ao Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa.

Como um momento de resgate da história do Estado, o grupo veranense pode também conhecer o Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo museu do Rio Grande do Sul. Instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre, seu acervo é composto de mais de 11 mil objetos, divididos em 29 coleções, como: iconografia (pinturas, gravuras, fotos), indumentária (roupas, acessórios, modas de épocas), armaria (armas), etnologia (objetos relacionados à cultura indígena), escravista (objetos utilizados no período da escravidão), documentos, máquinas, utensílios domésticos, objetos de uso pessoal, missões, dentre outras. O acervo é tombado como patrimônio nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O passeio foi finalizado à tarde com a visita à nova estrutura da orla do Guaíba, finalizada em 2018. O trecho de 1,3 quilômetro vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, complexo que inclui bares, restaurante, ciclovias, passeio público e decks.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Valduga Dal Pai, que acompanhou o grupo, a visita foi uma ótima experiência. “Compartilhamos nosso conhecimento com toda equipe do Plantando Saúde, despertando neles um novo olhar e um novo horizonte”.