Se essa Escadaria Fosse Minha

Materiais podem ser doados nas escolas.

Revitalização da escadaria localizada na Palugana é o foco do Projeto Pulando Janelas 2019, que é desenvolvimento com as escolas de Veranópolis, sob coordenação das Secretaria Municipais de Turismo e Cultura e de Educação, Esporte, Lazer e Juventude.

O Pulando Janelas é um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneiracriativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município. Em Veranópolis esse projeto é desenvolvido desde 2006 e para esse ano, tem como tema “se essa escadaria fosse minha”.

A proposta desta edição é trabalhar com as seguintes temáticas: cidadania e pertencimento, valorização dos espaços públicos e criatividade e arte urbana. O objeto de trabalho será a Escadaria da Palugana, que está localizada em área mista (residencial e comercial), próxima à Avenida Osvaldo Aranha, ao Arco Norte, ponto turístico do Município, e ao Estádio Municipal Alsemiro L. Guzzo, que também passa por processo de revitalização. Dentro desta atividade, a citada escadaria será revitalizada através de reorganização estrutural, como readequação dos degraus, iluminação, corrimãos, espaços para descanso e paisagismo, através da Administração Pública Municipal e a intervenção artística, através da criação de mosaicos com azulejos, que será realizada pelos alunos veranenses, dos 7º, 8º e 9º anos da rede escolar do município, envolvendo cerca de 580 adolescentes que frequentam as Escolas Municipais, Colégio Regina Coeli e AVAEC, sob a orientação dos professores de português e artes e da equipe técnica que coordena o projeto.

Mas todos os veranenses podem contribuir com esse projeto através de doações de azulejos, ladrilhos, pastilhas e/ou porcelanatos, independente da quantidade. Nas escolas terão caixas para receber esse material e a Casa Saretta também será um ponto onde as doações serão aceitas.

Sua contribuição pode ajudar a deixar Veranópolis uma cidade ainda mais bonita, doe os azulejos que você não utiliza e tem armazenado em casa. Faça parte dessa construção, pois essa escadaria também é sua.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis.