Veranópolis é destaque no Índice Brasileiro de Privação

Índice Brasileiro de Privação (IBP), novo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mede condições de vida em todo o

Índice Brasileiro de Privação (IBP), novo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mede condições de vida em todo o país, coloca município de Veranópolis em 28º lugar entre as cidades com mais qualidade de vida no Brasil.

Uma nova medida para pesquisa e monitoramento das desigualdades sociais no Brasil foi lançada na quarta-feira, dia 09 de dezembro, pela Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. O Índice Brasileiro de Privação (IBP), desenvolvido por pesquisadores do Cidacs e da Universidade de Glasgow, na Escócia, é capaz de medir as desigualdades sociais no Brasil em pequenas áreas.

Através do IBP, foi possível elaborar uma espécie de ranking de qualidade de vida das cidades do país e constatar mais uma vez o abismo existente entre as regiões. Com dados do último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, a Fiocruz agregou três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia da população, como saneamento, identificando inclusive no estudo realizado situações de desigualdade entre pequenas áreas de um mesmo município, como bairros.

Muitas cidades da região da Serra foram destaque nesta avaliação, dentre elas o município de São Vendelino que obteve o 1º lugar.

Confira abaixo as 10 primeira cidades no ranking nacional liderado por São Vendelino e os destaques da região da Serra:

1ª – São Vendelino (RS)
2ª – Westfália (RS)
3ª – São Caetano do Sul (SP)
4ª – Balneário Camboriú (SC)
5ª – Águas de São Pedro (SP)
6ª – Dois Irmãos (RS)
7ª – Tupandi (RS)
8ª – São José do Hortêncio (RS)
9ª – Pomerode (SC)
10ª – Blumenau (SC)
15ª – Bento Gonçalves
22ª – Nova Petropolis
27ª – Caxias do Sul 
28ª – Veranópolis
31ª – Carlos Barbosa
37ª – Garibaldi
45ª – Farroupilha
46ª – Gramado
98ª – São Marcos
102ª – Nova Prata
108ª – Nova Araça
120ª – Flores da Cunha
146ª – Antônio Prado