Veranópolis realiza oficinas para fortalecimento de vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias que é desenvolvido em Veranópolis pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, por meio do CRAS.
Esse serviço realiza atendimentos em grupo através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas. Os grupos são organizados a partir de faixas etárias ou intergeracionais: crianças até 6 anos; crianças e adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas com mais de 60 anos. Seu objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
As atividades são desenvolvidas no Centro de Convivência Ivo Zanella e tiveram seu início na segunda-feira, dia 09 de maio, com a Oficina Conta Comigo, direcionada para crianças de 04 a 06 anos, e a tarde os idosos participaram da Oficina Ginástica da Mente. Também serão realizadas as oficinas de desenho realista para crianças e adolescentes, fotografia para adolescentes, percussão para crianças, adolescentes e idosos, violão para crianças e adolescentes, musicoterapia para crianças e adolescentes, além de pilates e caminhada para mulheres com mais de 50 e 60 anos.
Todo público atendido nestas oficinas são integrantes de famílias veranenses vinculadas no Cadastro Único e acompanhadas pelos Programas PAIF e PAEFI.
Para a equipe da Secretaria Municipal é uma grande alegria retomar as atividades com todas as oficinas, as quais estavam suspensas devido a pandemia, e poder acompanhar os grupos e o desenvolvimento individual de cada integrante. A oferta desse serviço é essencial para fortalecer a autoestima, os vínculos e o relacionamento comunitário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Conteúdo bloqueado.