Da inauguração à municipalização: EMEI Professora Virgínia Bernardi é oficialmente entregue à comunidade
Na manhã deste sábado, dia 19, foi realizada a solenidade do ato de municipalização e inauguração das reformas da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Virgínia Bernardi – Etapa Pré-Escolar. Os tramites para o município assumir a mantença do educandário, iniciaram ainda em 2022 junto a Secretaria Estadual de Educação e com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação. No final de 2022, foi feita a publicação no Diário Oficial da União e a partir de janeiro, a manutenção da escola passou a ficar a cargo do município.
O espaço físico do educandário passou por diversas reformas e adaptações para receber os alunos da faixa etária de quatro e cinco anos. Além disso, a direção e equipe pedagógica também foram reorganizadas. Atualmente, a escola atende 123 crianças.
A caminhada do Educandário
As atividades iniciaram na escola no dia 20 de maio de 1957. Naquele ano, existia apenas uma escola estadual no centro da Cidade, o Grupo Escolar Felipe dos Santos, por isso, foi inaugurada a escola que foi denominada como Virgínia Bernardi em homenagem à memória da primeira professora pública primária do município de Alfredo Chaves, que era irmã do poeta Mansueto Bernardi.
Inicialmente a escola ficava na Rua Tiradentes em um prédio alugado, atendendo 220 alunos. A primeira diretora foi Zenaide Maria Boff, como professores José Mauro, Zulmira Boff, Celita Padova, Oraida Guglielmin, Herna Schmitz, Noemi Faccin, Beatriz Faccin e Miriam Zanin Tedesco e as funcionárias: Assunta Chiaradia e Eleonora Mantovani.
Devido à demanda, o governo adquiriu um terreno e iniciou a construção na Avenida Osvaldo Aranha. A estrutura foi inaugurada no dia 24 de julho de 1961, com o curso Primário Completo que compreendia 1ª a 5ª séries. Em 1973, foi autorizada a receber a 6ª série. Em 1992 a 7ª e 8ª série. Em 15 de dezembro de 2000 foi autorizada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A partir de 2005, após o governo do Estado transferir a responsabilidade com a Educação Infantil aos municípios, a escola estadual começou a ter um número de alunos reduzidos. Isso porque as crianças iniciavam os estudos em escolas municipais ou particulares e ali seguiam até finalizar o Ensino Fundamental.